Saúde mental e ESG foram alguns dos assuntos debatidos no terceiro dia de Feira da Qualidade, que ocorre até esta sexta-feira (27), no Centro de Convenções Amazonas Vasco Vasques. O evento traz uma vasta programação de palestras sobre qualidade automotiva, gestão de carbono e liderança eficaz. O evento visa promover conexões entre estudantes e o mercado de trabalho no Polo Industrial de Manaus (PIM). A entrada é gratuita.
De acordo com a Gerente de Qualidade e ESG, Fernanda Rios, que palestrou neste terceiro dia, é preciso que toda empresa entenda a cultura do ESG inserida.
“Falar em ESG hoje em dia é importante para que possamos gerenciar riscos associados a questões ambientais, sociais e de governança. Empresas que integram considerações ESG podem criar valor de longo prazo, aumentando sua reputação e atraindo investimentos. Abordagens ESG podem levar a inovações em produtos e serviços, reduzindo custos e gerando novas oportunidades de negócios”, disse.
A Feira da Qualidade é organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi). O destaque da edição deste ano é uma gincana social que arrecadará alimentos e brinquedos para crianças de Manaus, em parceria com os finalistas do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) 2024.
Segundo Erlen Montefusco, responsável pelo Dampi e pela Feira da Qualidade, a 25ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, promove, ainda a colaboração entre indústrias e universidades, com uma área dedicada à robótica.
“A Feira da Qualidade é uma excelente oportunidade para aprender, se conectar e contribuir para a comunidade”, destacou.
Durante a feira, são apresentados os serviços do Sesi-AM, Senai-AM, IEL-AM e Sine-AM, voltados para quem busca oportunidades profissionais. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae-AM, Governo do Amazonas e Suframa, além de colaborações com universidades como Ufam, UEA e Fametro, para incentivar a participação estudantil.
Saúde mental do trabalhador é destaque
Pedro Rafael, gestor operacional da Prócorpofisio, avaliou a feira como sendo uma excelente oportunidade para apresentar aos presentes os serviços e produtos das empresas.
“A nossa empresa tem como objetivo a instalação de salas de bem-estar em órgãos públicos. Escola, hospitais. A gente trabalha na instalação dessas salas acreditando que, se o servidor público tiver 20 minutos do dia para descansar, a produtividade dele vai aumentar consideravelmente. Aí, entramos nessa parte de instalação. Aqui em Manaus, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) possui uma dessas salas. Então, a feira serve para apresentarmos o nosso trabalho e fecharmos negócios”, disse.
Integrada ao Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), que celebrará 31 anos em 2024 com 686 organizações inscritas, a Feira da Qualidade tem como objetivo reconhecer o comprometimento das empresas com a qualidade e o desenvolvimento industrial. Neste ano, a gincana social foi criada em resposta a uma demanda das empresas participantes, permitindo a arrecadação de alimentos e brinquedos para doação.
Programação
Neste quarto e último dia da Feira da Qualidade, que ocorre nesta sexta-feira (27), o evento traz discussões sobre resolução de problemas técnicos e indicadores de desempenho empresarial.
Marcas no evento
Iaçã Produções, Dogão do Rei, Cantinho do Açaí, Prócorpofisio, Apta, Mahr, Visteon, Saúde Atende, Sodecia, Pag Bank, Magistral, Amazon Copy, HDL, Fieam, Sesi, Senai, IEL, Flex, Engenheiros do Café, Tutiplast, Hospital Delphina Aziz, Yamaha, Júlia Herrera, Santas Comunicações, Grupo Mulheres do Brasil, Exército, Q3 Qualidade, Tui-Na.
A 3ª Feira da Qualidade conta com o apoio institucional do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Suframa, Samel, Fametro, Sebrae-AM.
Fotos: Antonia Coelho e Luis Henrique Oliveira