Facebook e Instagram permitem que usuários decidam se querem ou não ver números de curtidas
O Instagram anunciou que a partir desta quarta-feira (26) todas as pessoas poderão optar por ver e permitir ou não a contagem de curtidas na rede social.
O Facebook, que é dono do app, também vai ganhar essa opção.
“Essa atualização é uma maneira de dar às pessoas ainda mais controle sobre sua experiência nas plataformas”, disse a empresa em nota.
Desde 2019, rede social passou a ocultar quantidade de ‘likes’ nas postagens; somente o dono do perfil tinha acesso ao total.
Agora, todos os usuários poderão escolher entre 3 opções:
- não visualizar o número de curtidas em publicações de outras pessoas;
- desativar a contagem para suas próprias publicações;
- manter a experiência original, exibindo o número total de curtidas em ambos.
Em 2019, a plataforma iniciou um teste no Brasil em que ocultou a contagem de curtidas em postagens. Posteriormente, o experimento foi ampliado para todo o mundo.
Na época, a rede social afirmou que não queria que as pessoas sentissem que “estão em uma competição” e se concentrassem “mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.
A empresa disse que enquanto algumas pessoas achavam positivo ter a contagem de curtidas ocultada, outras gostariam de seguir vendo os números para que pudessem identificar tendências e os conteúdos mais populares no Instagram.
A nova funcionalidade foi ampliada também para o Facebook, que é dono do Instagram.