Brasil

FAB abate avião que invadiu espaço aéreo brasileiro e traficantes morrem na Amazônia

Na manhã de terça-feira (11/2), a Força Aérea Brasileira (FAB) abateu uma aeronave que entrou ilegalmente no espaço aéreo do Brasil, vindo da Venezuela. Após tentativas de comunicação e advertências com tiros, os caças da FAB abriram fogo contra o avião, que foi atingido e caiu na floresta amazônica, explodindo em seguida.

Na quarta-feira (12/2), um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foi enviado ao local da queda. Durante a inspeção, os militares encontraram os corpos de dois tripulantes e drogas no interior da aeronave incendiada. A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal e seguiu os protocolos estabelecidos no Decreto nº 5.144, de 2004, sobre Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

O avião foi detectado pelos radares da FAB ao entrar no Brasil vindo da Venezuela. Ao ser identificado, o piloto foi instruído por rádio a mudar de rota e pousar em um aeródromo designado. Como as ordens foram desobedecidas, os caças realizaram disparos de advertência, mas o piloto ignorou as instruções. Em conformidade com o protocolo, o avião foi considerado hostil e, como último recurso, foi abatido com tiros de detenção.

A FAB reitera seu compromisso com a soberania do espaço aéreo brasileiro e a defesa da pátria, destacando que suas ações seguem sempre os procedimentos legais e regulamentares para garantir a segurança e o cumprimento da lei.

LER MAIS  Entenda o que é o transtorno do espectro autista
WSP
Botão Voltar ao topo