Na noite desta quarta-feira (13/11), fortes explosões ocorreram próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF), resultando na morte de uma pessoa. Testemunhas relataram que as explosões foram ouvidas em diferentes pontos da Praça dos Três Poderes, por volta das 19h30. Um homem teria detonado um explosivo contra si e, aparentemente, tentou lançar artefatos contra a estátua em frente ao STF.
Em paralelo, o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar a explosão de fogos de artifício em um carro no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Ainda não há confirmação se as duas ocorrências estão relacionadas.
Policiais militares realizam buscas pelo local para identificar outros possíveis explosivos. O prédio do STF foi evacuado ao final da sessão, quando dois fortes estrondos foram ouvidos, e os ministros retirados em segurança. Em nota, o STF informou que, por precaução, servidores e colaboradores também foram orientados a deixar o edifício. A segurança do STF está colaborando com a polícia para apurar os fatos.
As investigações continuam, com a Esplanada dos Ministérios parcialmente interditada, enquanto a Polícia Militar do Distrito Federal monitora a área.