Ex-CEO da PlayStation defende jogos mais curtos e menos caros para sustentar a Indústria
O mercado de videogames, conhecido por seus altos custos de produção, pode estar chegando a um ponto crítico, segundo Shawn Layden, ex-CEO da PlayStation. De acordo com o executivo, a solução para o cenário atual seria reduzir os orçamentos exorbitantes e focar em experiências de jogo mais diretas e concisas.
Atualmente trabalhando na Tencent, Layden foi presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE) entre 2016 e 2019, durante uma fase de grande sucesso para o PlayStation 4. Em entrevista recente ao Eurogamer, ele comentou sobre a dificuldade da indústria em crescer de maneira significativa, especialmente com um público que não está aumentando rapidamente.
Para Layden, a indústria de games moderna está focada em “tirar mais dinheiro das mesmas pessoas”, o que acaba inflacionando os custos. Ele explicou que os gastos para o desenvolvimento de jogos aumentam exponencialmente a cada geração. “O que custava US$ 1 milhão no PS1, agora custa US$ 2 milhões, depois US$ 4 milhões, e chega a US$ 16 milhões, aumentando de forma exponencial”, detalhou.
Diante desse cenário, Layden defende uma abordagem mais sustentável, com jogos que ofereçam experiências impactantes, mas com um custo mais acessível. Ele acredita que essa mudança seria fundamental para o futuro da indústria, evitando que os preços se tornem insustentáveis tanto para os desenvolvedores quanto para os consumidores.