Tecnologia

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas é destaque em congresso internacional de neurociências

Projeto foi desenvolvido pelo Gerontec, vinculado à FUnATI

A pesquisa “Associação entre marcadores de danos genômicos e oxi-inflamatórios e sequelas associadas à infecção por Covid-19 em idosos residentes em Manaus”, desenvolvida no Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec) e apresentada na edição 2024 do Congresso Cérebro, Comportamento e Emoções (Brain, Behavior and Emotions), foi premiada entre os 150 melhores trabalhos do evento. O anúncio da premiação foi feito na noite de quarta-feira (17/7).

O estudo foi apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Ciência, Tecnologia e Inovação nas Emergências de Saúde no Amazonas, e realizado pelos pesquisadores do Gerontec, vinculado à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

FOTO: Érico Xavier/Fapeam e Divulgação/FUnATI

Coordenado pelo médico geriatra e reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, o estudo foi realizado com 70 idosos, divididos em dois grupos com 55 pacientes que tiveram Covid-19 e 15 que não foram infectados pelo SARS-CoV-2, com média de idade de 67 anos, sendo a maioria com quadro de obesidade, hipertensão e diabetes. Após uma escala de autoavaliação de sequelas da doença pelos pacientes, o estudo identificou que mesmo após dois anos da infecção os idosos ainda relataram sequelas recorrentes.

“Este reconhecimento destaca a relevância e a qualidade da pesquisa realizada no campo da saúde mental e imunologia, contribuindo significativamente para o entendimento dos impactos da pandemia da Covid-19. É o compromisso do Gerontec com a inovação científica e melhoria da qualidade de vida da população amazônica”, destaca Euler.

FOTO: Érico Xavier/Fapeam e Divulgação/FUnATI

Congresso Cérebro, Comportamento e Emoções

A edição 2024 do evento foi realizada entre os dias 26 a 29 de junho deste ano, no Rio de Janeiro. A apresentação do projeto pela pesquisadora Maria Eduarda Chelotti, aconteceu no dia 27 de junho, porém, o anúncio dos destaques do Prêmio Jovem Pesquisador só foi feito na noite de quarta-feira (17/7), via site do evento.

A premiação consiste na inscrição para o congresso de 2025, que será realizado em Fortaleza, no Ceará. Os melhores trabalhos foram definidos de acordo com a nota final da avaliação.

WSP
Botão Voltar ao topo