Educação

Escritora leva acessibilidade e inclusão à Feira de Livros do Sesc em Manaus

Rebeca Beatriz apresentará palestra sobre como fazer a adaptação do livro em braille

A escritora Rebeca Beatriz, autora do livro ‘Devaneio: amores vividos, histórias inventadas’, adaptado para o braille, estará presente na Feira de Livros do Sesc-AM com a temática da inclusão na literatura.

O evento é realizado de forma gratuita no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Sul de Manaus, dos 31/10 a 3/11. Durante a feira, Rebeca terá dois dias de programação.

Na quinta-feira (31), Rebeca Beatriz participa de bate-papo e sessão de autógrafos com o público, das 16h às 20h. Além disso, os livros estarão disponíveis para compra durante todo o evento.

Já na sexta-feira (01), às 18h, a escritora ministra a palestra ‘Os muitos desafios do livro: como se faz a adaptação para o braille’, onde contará sobre o processo de produção da obra para o sistema braille.

Literatura para todos

A versão braille do livro “Devaneio: Amores vividos, histórias inventadas”, da socióloga e jornalista amazonense Rebeca Beatriz, foi lançada na linguagem tátil durante a programação da 18ª Primavera dos Museus.

Ao todo, foram produzidos 20 exemplares em braille, que estão sendo distribuídos entre bibliotecas de Manaus e dos municípios Boa vista do Ramos, Parintins e Presidente Figueiredo. Entre os espaços contemplados na capital, está a Biblioteca Braille do Amazonas, que possui o terceiro maior acervo de livros em linguagem tátil do Brasil.

“A União Mundial dos Cegos aponta que apenas 5% dos livros em todo o mundo são adaptados para o braille. Com o lançamento do ‘Devaneio’ tátil, buscamos conscientizar a sociedade sobre o direito universal à educação e ao conhecimento. A ideia é derrubar barreiras e contribuir para um melhor acesso à literatura para todas as pessoas”, disse a autora da obra, Rebeca Beatriz, citando livros de grande alcance também traduzidos para a linguagem braille, como o Pequeno Príncipe, Dom Quixote, toda a saga Harry Potter, entre outros.

A tradução do livro foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) que atua no fomento de iniciativas voltadas ao setor cultural.

Feira de livros do Sesc-AM

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura criando um espaço lúdico e divertido com uma extensa programação que abrange rodas de conversa, oficinas, palestras, gincanas, apresentações culturais, entre outras atividades.
Além disso, reúne as principais editoras e livrarias da Região Norte e promove o encontro de leitores com autores regionais e nacionais.

Este ano, participam do evento, nomes como Marcia Tosin e Leandro Karnal, além de atrações musicais como o levantador de toadas Patrick Araújo e a cantora Nara da Mata.

WSP
Botão Voltar ao topo