Empresa cria celular Android mais seguro do mundo
O NitroPhone 1, último lançamento da empresa alemã Nitrokey, é um celular que tem como destaque o sistema GrapheneOS, baseado no Android e apontado como um dos mais seguros do mundo. Anunciado na semana passada na Europa, o smartphone tem como diferencial a proteção de dados do usuário. A estratégia de divulgação foi inusitada por resgatar uma antiga declaração de Edward Snowden, que apoiou o sistema no passado.
Junto às especificações técnicas do telefone, a Nitrokey colocou também a reprodução de um post feito em 2019 no Twitter pelo ex-funcionário da CIA, que ficou conhecido por revelar detalhes do programa de vigilância dos Estados Unidos. Na fala em destaque, Snowden dizia que, se fosse configurar um smartphone, “utilizaria o Graphene como sistema operacional”.
E não é só no quesito segurança que o NitroPhone 1 se destaca. Isso porque o hardware baseado no Google Pixel 4A. A interface evita trazer muitos aplicativos nas configurações de fábrica, o que confere um aspecto simples e fácil usabilidade. As atualizações de segurança devem ser enviadas de forma contínua e regular, fator que vai assegurar a proteção dos telefones a longo prazo.
O smartphone traz mecanismos que reforçam a segurança, como a ausência de integração com nuvens e serviços como Google Play Services. O layout usado no PIN embaralha os números para proteger essa informação quando colocada em público. Por fim, é possível mencionar também a implementação de Sandbox nas configurações do aparelho, uma espécie de barreira que impede o acesso de aplicativos maliciosos a todos os arquivos do aparelho.
A Nitrokey também pensou em mecanismos de proteção no caso de ataques físicos ao aparelho. Para essa situação, foi implementado um sistema de uma criptografia elaborado, bem como o uso do chip Titan M de segurança. Outra solução é dispor de ferramentas como desligamento automático depois de um tempo de inatividade, tecnologia que é complementada pela inicialização verificada, impedindo assim o acesso às informações presentes no smartphone.
O hardware inclui painel com 5,8 polegadas que exibe imagens em Full HD+. A câmera traseira usa um sensor de 12,2 MP, enquanto a frontal oferece 8 MP. A ficha técnica traz Snapdragon 730G, um octa-core da Qualcomm que opera em conjunto com os 6 GB de memória RAM. O armazenamento fica em 128 GB e os recursos contemplam NFC, Bluetooth 5.0 e porta P2 para fones de ouvido.
O NitroPhone 1 foi anunciado por 630 euros, equivalente a R$ 3.860 na conversão direta. O aparelho é vendido pelo site da fabricante e conta com possibilidade de entrega para diversas localidades.