O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) abriu, nesta sexta-feira (19), os agendamentos para realização dos exames práticos de direção que estavam parados desde o dia 7 de janeiro. São mais de 7 mil exames represados por conta da paralisação das atividades do órgão, em razão das restrições e normas para enfrentamento da Covid-19.
A marcação desses exames ficará a cargo dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), e a prioridade inicial será marcar as provas de quem teve agendamento cancelado no período de 7 de janeiro a 4 de março.
Categoria B – A categoria B é a que mais tem exames represados. São mais de 6 mil. De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, serão necessários quase três meses para realizar as provas pendentes.
Por isso, o agendamento dessa categoria terá um esquema diferenciado. Ele vai funcionar da seguinte maneira:
– na primeira semana, serão oferecidas 510 vagas, sendo 420 agendamentos entre segunda e quinta-feira, e mais 90 no sábado; e
– na segunda semana, serão disponibilizadas 680 vagas para os exames, sendo 590 de segunda a quinta-feira e 90 no sábado.
Categorias A, C, D e E – A categoria A possui apenas 832 exames represados, que, pelo planejamento do Detran-AM, devem ser realizados em no máximo duas semanas.
Pelo planejamento, na primeira semana serão oferecidas 700 vagas e as demais na semana seguinte.
Assim como na categoria B, a prioridade será para as pessoas com exames cancelados no período de 7 de fevereiro a 4 de março. Somente a partir da conclusão desses exames é que os novos agendamentos estarão disponíveis aos demais condutores.
As categorias C, D e E possuem poucos exames represados e, em no máximo duas semanas, também serão concluídos e iniciados novos agendamentos.