Brasil

Desabamento na igreja de ouro em Salvador: Tragédia mata jovem e deixa feridos

Na tarde de quarta-feira, 5 de fevereiro, um acidente trágico abalou Salvador. Parte do teto da Igreja da Ordem Primeira de São Francisco, conhecida como Igreja de Ouro, desabou enquanto turistas visitavam o local, no Pelourinho, Centro Histórico da cidade. O incidente aconteceu por volta das 14h30 e deixou uma vítima fatal: Giulia Panchoni Righetto, uma jovem de 26 anos, natural de Ribeirão Preto, São Paulo, que estava em Salvador para férias. Ela morreu no local, atingida pelos destroços de madeira que cobriram o espaço onde os fiéis costumam se reunir para as missas.

Além de Giulia, outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo uma amiga da vítima, que sofreu um corte na testa e foi hospitalizada, mas já recebeu alta. As outras quatro vítimas foram atendidas e liberadas ainda no mesmo dia. Imagens feitas por testemunhas mostram a cena de destruição, com madeira e outros materiais espalhados pelo chão.

O templo, que cobra ingresso de R$ 10 para visitação, já havia sido alvo de alertas sobre problemas estruturais. Na segunda-feira (3), o frei Pedro Júnior Freitas da Silva havia informado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre a dilatação do forro do teto, pedindo uma vistoria, que estava agendada para esta quinta-feira (6). A tragédia levanta questões sobre a falta de ação urgente diante de sinais de risco. A Polícia Técnica já iniciou a investigação, e a perícia deve ser concluída nos próximos dias.

LER MAIS  Após ataques, prefeitura inicia reconstrução do Distrito de Obras da zona Oeste
WSP
Botão Voltar ao topo