Amazonas

Crescimento do franchising na região Norte do país aquece expansão de redes de serviço

Rede de lavanderias self-service Lavô vê potencial de crescimento na região, uma vez que, entre as 10 lojas que mais faturam, 4 estão no Pará

O franchising ganha cada vez mais destaque no mercado brasileiro e o crescimento fora do eixo Rio-São Paulo já é uma realidade. Segundo ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Manaus foi a cidade com maior crescimento de unidades de franquia em 2022. A capital amazonense teve expansão de 35,1% entre 2021 e 2022, saltando de 1.206 para 1.629 operações.

Seguindo esse ritmo crescente, a Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, vem apostando na região. Com mais de mil unidades vendidas em todo o país, a rede vê no Norte brasileiro um grande potencial, já que por lá são 110 lojas vendidas, sendo 62 já inauguradas e 34 em processo de reforma. Além disso, entre as 10 que mais faturam, 4 estão no Pará, que é o segundo estado com maior faturamento da franqueadora.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que enquanto o PIB brasileiro tem projeção de crescimento de 1,4%, o Norte do país prevê aumento de 2,7%. Para o CEO da Lavô, Angelo Max Donaton, esse é o resultado de uma democratização dos serviços. “Nossos modelos de negócio são pensados para todos os tipos de público. É notável a aceitação da Lavô na região do país, por isso nosso olhar mais atento para esses estados. Belém e Manaus são cidades que figuram entre as 30 que mais se desenvolveram no franchising e nós sentimos que os usuários estão cada vez mais interessados nos serviços que as franquias podem oferecer”, explica.

Com modelos para salas comerciais, condomínios e até em contêineres, a marca se tornou uma franquia rentável com investimentos a partir de R$149 mil para condomínios residenciais e R$199 mil para loja e container. A rede pretende fechar 2023 com faturamento de R$13 milhões e 1.200 unidades. No Norte, por sua vez, a previsão é de crescimento de 35% no número de franquias comercializadas e faturamento de R$ 3 milhões.

Sobre a Lavô

A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mil unidades comercializadas pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, por meio do sistema online. Saiba mais aqui.

WSP
Botão Voltar ao topo