COVID-19 | Mesmo depois de vacinado, você precisará usar máscara; entenda!

A pandemia trouxe a mobilização de várias instituições e empresas privadas ao redor do mundo em busca de uma vacina que seja eficiente contra a COVID-19, e no que diz respeito ao Brasil, a vacina já teve início.

No entanto, com a imunização contra a COVID-19 se tornando uma realidade, há uma série de questionamentos: além de prevenir os sintomas, as vacinas também podem impedir uma pessoa de espalhar a infecção?

Devemos ter em mente que: uma vacina contra a COVID-19 que apenas previne sintomas pode não prevenir a infecção ou sua transmissão a outras pessoas. Com isso, é possível que uma pessoa vacinada ainda seja uma portadora assintomática do vírus. E se as pessoas vacinadas ainda podem ser propagadoras assintomáticas, isso significa menos proteção indireta.

E se a vacina pode proteger da doença, mas não necessariamente do vírus, mesmo depois que houver a vacinação, ainda será necessário continuar com algumas medidas de segurança — como o uso de máscara, por exemplo — até que a pandemia esteja sob controle. É que mesmo que você esteja vacinado, pode transmitir o vírus para quem ainda não tomou a vacina.

Sair da versão mobile