CONHEÇA A VERDADEIRA HISTÓRIA DA HELLO KITTY

Ao longo das décadas a personagem de animação Hello Kitty conquistou milhares de fãs e admiradores ao redor do mundo. Amplamente reconhecida, ela tornou-se símbolo da cultura popular ao longo dos anos, ganhando adaptações e até mesmo produtos com sua cara.

Criada em 1974, pela empresa japonesa Sanrio, a personagem foi desenvolvida pela designer Yuko Shimizu. De acordo com a animação, ela foi originada no dia 1º de novembro, ao sul da Inglaterra.

Ainda de acordo com a história, Hello Kitty vivia no subúrbio de Londres, ao lado de seus progenitores, George e Mary, de sua irmã gêmea, Mimmy White, e claro, de seu gato de estimação, Charmmy

Mas afinal, como Hello Kitty teria um felino de estimação, sendo uma gata também? A resposta é bem simples: a Hello Kitty é um personagem personificado.

Os mitos desvendados
Ao longos das décadas inúmeras teorias conspiratórias sobre a personagem surgiram ao redor do mundo. Muitas pessoas acreditavam que a Hello Kitty fosse 100% felina. Contudo, em 2014, a teoria foi esclarecida pela Sanrio, que a descreve atualmente como uma ‘menina alegre, feliz e com coração de ouro’.

O assunto voltou à tona em 2016. Durante uma entrevista ao Today Online, Yuko Yamaguchi, responsável pela existência do personagem, falou sobre a polêmica que intriga internautas. “Eu a projetei para ser uma menina. Ela tem um animal de estimação chamado Charmmy Kitty. Eu não entendo por que Hello Kitty é vista como um gato”, disse Yuko ao veículo.

A lenda
Outro mito, esse absurdo, que tomou conta do imaginário popular é com relação a falta de boca da protagonista. No ano de 2005, a teoria ganhou força após o boato de uma menina com câncer de boca terminal ter supostamente servido de inspiração para a marca.

Segundo a lenda, a mãe da garota teria feito um pacto para que a filha fosse curada da doença. Para retribuir tal gesto, a matriarca teria que criar uma marca famosa de alcance global.

No entanto, a história não passa de uma fake news. Na época, a designer Yuko Shimizu revelou que o fato da personagem não possuir boca é bem mais simples do que se possa imaginar.

“Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes. Por motivos psicológicos, achamos que ela não deveria estar presa a nenhuma emoção específica, e é por isso que ela não tem boca”, disse Yuko, conforme reproduziu o site da NSS Magazine durante o aniversário de 45 anos do doce personagem.

Além disso, a empresa declarou que a protagonista se comunica de forma metafórica, ou seja, com o coração. “Se ela tivesse uma boca desenhada, já teria um humor definido, o que não era o desejo da Sanrio”.

“Na América Latina, a Hello Kitty visita muitos hospitais e casas de crianças. Ela também participou das ações do Teleton, que apoiam o tratamento de crianças com deficiência física, no México, Brasil e Peru”, revelou a Sanrio em material que documenta a história da personagem.

Símbolo da cultura popular, a personagem já foi uma das embaixadoras da UNICEF e, atualmente, é o rosto de diversos projetos sociais promovidos pela ONU, sendo amplamente conhecida em todo o mundo.

Sair da versão mobile