Com apoio do Governo do Amazonas, ação social “Empoderadas” impactou 2 mil pessoas no CECF do Mutirão

Evento fez parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas)  e o Centro de Educação tecnológica do Amazonas (Cetam), a ação social “Empoderadas” impactou a vida de aproximadamente duas mil pessoas no fim de semana. A programação aconteceu no último sábado (2/12), no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, no Mutirão, entre as zonas Leste e Norte de Manaus.

Presente na atividade, o secretário executivo da Seas, Anderson Souza, destacou que a ação social faz parte das iniciativas que o Governo do Amazonas apoia durante a campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A mobilização, que une governos e sociedade civil, começou no dia 20 de novembro e vai até 10 de dezembro.

“O Governo do Estado, por determinação do governador Wilson Lima, tem como marca o investimento no social e essa ação da Procuradoria da Mulher fortalece o combate à violência contra as mulheres e incentiva o empreendedorismo feminino. Os equipamentos públicos de assistência social estão abertos para ações que fortalecem os vínculos familiares e comunitários”, disse Anderson Souza.

Balanço positivo

O Dellas Bazar foi um dos pontos altos da ação social “Empoderadas”. Segundo a coordenadora do bazar, Elane Silva, 60 expositoras trabalharam no CECF do Mutirão no último sábado. Com dois anos de história, o Dellas Bazar contou com stands de roupas novas e seminovas, brechó, calçados, bijuterias, perfumarias, artesanato, biscoitos, doces, frutas regionais e área gourmet.

O diretor do CECF do Mutirão, Hefrânio Maia, destacou a contribuição da Assembleia Legislativa, com o atendimento psicossocial e jurídico e a distribuição de material impresso, e o suporte governamental na ação “Empoderadas”. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por exemplo, atendeu 220 pessoas, entre homens e mulheres, com serviços gratuitos como corte, design de sobrancelhas, esmaltação e massagem relaxante.

O Crédito Rosa, programa da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), atendeu 46 mulheres que buscavam informações sobre financiamento para pequenos negócios. A Seas também levou orientações sobre o Auxílio Estadual Permanente (21 atendimentos) e o Cadastro Único do Governo Federal (46 atendimentos).

Defenda-se

Na quadra de esportes do centro de convivência, a ação contou com aulão de ginástica funcional e com o lançamento do “Defenda-se”, curso itinerante de defesa pessoal para mulheres criado pela deputada Alessandra Campelo na Procuradoria da Mulher. A aula inaugural do projeto piloto foi orientada pelas faixas pretas de jiu-jítsu Rebeca Rodrigues e Neuza “Mamuska” Santos, com supervisão de Fernando Barros – presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (FAJJPRO).

Foto: Jimmy Christian/Seas

Grafite por Elas

A cultura voltada à inclusão contou com o oficina de desenho para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E no encerramento da ação social “Empoderadas”, o CECF do Mutirão inaugurou o mural “Grafite por Elas”, obra da artista visual Thaizis Benlolo com curadoria de Avelino Borges, que deixa ao público da comunidade uma mensagem de superação do ciclo de violência.

A imagem do mural “Grafite por Elas” mostra uma mulher vítima de violência doméstica com sinais de agressão e a transição para o empoderamento por meio da coragem, do amor próprio e do estudo. Um mural “instagramável” para celebrar a campanha dos “21 Dias de Ativismo” e deixar em forma de arte urbana um recado contra o machismo no coração da Zona Leste da capital.

Apoiadores

Além de unir os esforços da Procuradoria da Mulher da ALEAM e do Governo do Amazonas, a ação social contou com apoio da Rádio Comunitária A Voz das Comunidades 87,9 FM e do Movimento Comunitário pela Cidadania (Mococi).

Sair da versão mobile