BrasilCulturaMundoPapo de Mulher

Claudia Dandara explora amor, dor e ancestralidade em seu primeiro livro

Publicado pela Editora InVerso, “Metade mim é flor, a outra metade é calor” reúne diversos textos de um lirismo íntimo

Paixão, sensualidade, ancestralidade. Com intensidade e fulgor, a jornalista Claudia Dandara oficializa sua jornada no meio literário com o lançamento do seu primeiro livro de poemas e crônicas, Metade de mim é flor, a outra metade é calor, publicado pela curitibana Editora InVerso.

De origem carioca, há mais de duas décadas Claudia mora em Londres, e, na escrita, encontrou uma forma de explorar suas raízes, sem deixar de abraçar a vida que construiu em outro país. Entretanto, o fio condutor deste trabalho se deu em grande parte durante a pandemia, período em que muitos assuntos vieram à tona, aflorados por tantas incertezas, pela dor, por tanto de obviedade que as desigualdades não se furtaram de mostrar.

“Para mim, escrever é expurgar a palavra proferida ouvida e não descartada. É um grito a clamar por reconhecimento de causas, de existências, das singularidades, das escolhas de fé, de credo, de denúncias. Uma das minhas pautas é o racismo estrutural vigente nas sociedades e, em especial, na brasileira, e também denunciar os diversos preconceitos exalados, ainda mais fortemente no período da crise sanitária que acometeu o mundo e que teve no Brasil um índice altíssimo de mortes”, explica Dandara.

No entanto, a fé, o amor e as experiências de uma mulher negra e latina em outro continente também ganham espaço em poemas e crônicas que mostram todo o seu potencial lírico. Dona de uma escrita intensa, a autora expõe para o leitor sua intimidade com palavras que exprimem as profundezas do seu pensar e sentir.

Dandara experimenta em cada texto, poema, conto, em cada escrever, as possibilidades de revelar seu universo interior.

“Decodificar os movimentos da dança em si, desalinhar o trançar por ti, desnudar a maternidade e o tanto de beleza e dificuldade que se mesclam neste intenso viver, exaltar uma relação familiar, explicar um turbilhão de amor e exaltar um tom que me inebria: é por isso que dissemino minhas palavras”, compartilha Dandara .

O evento de lançamento será no dia 29 de abril, sábado, das 16h às 18h, na Livraria Argumento, no Leblon, Rio de Janeiro.

Sobre a autora: Claudia Dandara é jornalista, nascida na cidade do Rio de Janeiro, e radicada no Reino Unido. Após anos escrevendo de forma independente nas redes sociais, agora lança seu primeiro livro. Atualmente, é Mestranda no Departamento Psicossocial da Birkbeck, University of London

Sobre a Editora: A InVerso atua desde 2004, com o objetivo de oferecer ao público produções com qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários. Nossa sede está em Curitiba – PR, com distribuição e divulgação em todo o Brasil e para os demais países reconhecidos pela comunidade internacional.

A editora participa de feiras literárias, bienais, concursos culturais e grandes eventos do segmento. Com a missão de oferecer aos leitores uma experiência literária por meio de várias opções de títulos, a InVerso tem em sua essência, além da característica de identificar e lançar novos autores no mercado literário, o relacionamento de proximidade entre escritor, leitor e editora.

 

 

Serviço:

Lançamento: “Metade mim é flor, a outra metade é calor”, de Claudia Dandara Livraria Argumento

Endereço: R. Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro – RJ 29/04, das 16 às 18h.

R$58

ISBN: 978-85-5540-316-3

 Formato: 15 x 18 150 p.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo