A ExpoAmazônia Bio&TIC 2024, maior evento de tecnologia, empreendedorismo, inovação e bioeconomia da Região Norte, teve início nesta segunda-feira (04/11) e segue até está quarta-feira (06/11) das 14h às 20h. O evento, com entrada gratuita, está sendo realizado no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, e reúne um público diversificado interessado em discutir as tendências mais avançadas nessas áreas e suas aplicações no contexto amazônico.
Em entrevista, o diretor executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (ADPM), Victor Almeida, ressaltou a importância da ExpoAmazônia, destacando que a expectativa é superar o público de 10 mil participantes da edição anterior. “Em 2024, esperamos ultrapassar a marca das dez mil pessoas que participaram na edição passada. Além disso, estamos inaugurando um calendário de iniciativas voltadas para pensar a região a longo prazo, especialmente com a proximidade da COP30, que será realizada em Belém no próximo ano”, afirmou Almeida.
A programação segue até esta quarta-feira, das 14h às 20h, com uma série de palestras, debates e workshops divididos em três trilhas de conhecimento: Empreendedorismo, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia e Bioeconomia. As atividades são simultâneas e os participantes podem se inscrever no local ou previamente pelo link oficial do evento, garantindo, ainda, um certificado de participação.
Além das discussões e aprendizados, o evento também oferece ações sociais e ambientais. Durante os três dias de programação, há um ponto de coleta de lixo eletrônico e um espaço para doações de alimentos não-perecíveis. Embora a doação não seja obrigatória, toda arrecadação será destinada à Missão Vida, que apoia pessoas em situação de rua na Grande Manaus.
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2024 também conta com a presença de palestrantes renomados, com destaque para especialistas nacionais e internacionais nas áreas de empreendedorismo, TIC e bioeconomia. Os participantes podem explorar ainda o Mercado Amazônia, uma área destinada à exposição e venda de produtos alimentícios, biocosméticos e biofármacos, que refletem o potencial inovador da região.
O evento é uma realização da ADPM, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Governo do Amazonas e Fundação Rede Amazônica (FRAM).