Um homem de 56 anos foi detido nessa quarta-feira (28) ao ser flagrado transportando 7.270 botijas de gás em uma balsa e um rebocador de forma irregular pelo rio Solimões.
A abordagem que tinham como destino final Manaus. O problema é que para transportar este tipo de carga, considerada nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, é necessário possuir uma licença ambiental de operação, expedida pelo órgão ambiental regulador.
O responsável pela carga não possuía o documento. O prejuízo ao crime ambiental está avaliado em mais de R$ 1 milhão.
De acordo com o Major Wallasson Almeida, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, as mesmas embarcações foram apreendidas também por crime ambiental no ano passado.
Agora, a carga, a balsa e o rebocador foram recolhidos e vão ficar sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A Sema também ficará responsável pela aplicação da multa.
O proprietário foi detido e levado posteriormente à Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão. Além disso, ele só poderá reaver as embarcações após o pagamento da multa estipulada pela Sema e mediante apresentação da licença ambiental de operação.