Amazonas

Avião com drogas é interceptado pela FAB em Manacapuru no AM e piloto foge após pouso forçado

No último domingo (2), um avião Seneca BEM-810, matrícula PT-RFU, foi interceptado em Manacapuru, cidade localizada a cerca de 87 quilômetros de Manaus. A aeronave, que vinha do Peru e não tinha autorização para operar no espaço aéreo brasileiro, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra). O avião foi perseguido por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal (PF), incluindo aviões A-29 Super Tucano, E-99 e o helicóptero H-60 Black Hawk.

O piloto, ao perceber que estava sendo interceptado, fez um pouso de emergência em uma pista de terra, mas acabou colidindo com algumas árvores. Após o impacto, o piloto ateou fogo na aeronave e fugiu pela mata. A Polícia Federal acredita que o avião transportava cerca de 500 quilos de drogas, incluindo maconha skunk e haxixe. Parte da carga foi incinerada pelas autoridades.

Esse incidente faz parte da Operação Ostium, uma ação coordenada entre a FAB e órgãos de segurança pública com o objetivo de combater atividades criminosas nas fronteiras do Brasil. A operação visa sufocar o tráfico de drogas e outros crimes transnacionais na região. O avião, sem autorização de voo, foi interceptado enquanto se aproximava da fronteira do Brasil, evidenciando mais uma vez a importância das operações de segurança e vigilância na proteção do território nacional.

LER MAIS  Amazonas se aproxima de meio milhão de doses da vacina da Covid aplicadas
WSP
Botão Voltar ao topo