Os novos aprovados começam a receber a partir do ciclo 2 do calendário de pagamentos, quando serão creditadas duas parcelas para este público. A partir da terceira parcela, todos seguem o calendário normal de repasses. Os novos aprovados já podem consultar os pagamentos por meio da central telefônica 111 ou pelo site.
Os pagamentos serão realizados nas contas Poupanças Sociais Digitais, movimentadas por meio do aplicativo Caixa Tem e na Rede Lotérica de todo o País.
A partir da data do crédito, os valores já podem usados para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em estabelecimentos comerciais.
Atendimento ao cidadão
Não é necessário se dirigir às agências do banco para tirar dúvidas. A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, não tem custos e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial 2021.
Além disso, o banco disponibiliza o site. A Caixa informa também que, para facilitar o acesso de todos os brasileiros à poupança digital, passou a custear o tráfego de dados necessário para utilizar o aplicativo Caixa Tem.
A navegação no aplicativo após a etapa de login será possível mesmo que o usuário não tenha pacote de dados suficiente.
Pelas regras estabelecidas pela Medida Provisória 1.039/2021, o Auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo.
O valor médio do benefício será de R$ 250, variando de R$ 150 a R$ 375, a depender do perfil do beneficiário e da composição de cada família.
As famílias, em geral, recebem R$ 250;
A família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375;
Pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.
Caixa Tem
A conta Poupança Social Digital é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção.
A movimentação do valor dos benefícios pode ser realizada por meio digital, com o uso do App Caixa Tem.
Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.
O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.
A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e unidades lotéricas.