Muito se fala hoje em dia em Movimento Feminista, Empoderamento Feminino, mas acredito que a conquista mais importante que toda mulher pode alcançar é a descoberta do EU. O despertar da consciência de quem você é, de quem você gostaria de ser e aonde você quer chegar… essa sim, é a maior aquisição de identidade.
Ao longo dos anos, por inúmeras questões sociais, a mulher sofre não apenas o preconceito como também, se tornou vítima do feminicídio pela ausência de compreensão de que a Mulher foi feita para ser “Auxiliadora”, ou seja, houve uma distorção de princípios e valores quando de parceira, ela é transformada em inimiga ou erroneamente interpretada como “sexo frágil”.
E diga-se de passagem, que ao comprar um item de extremo valor, sempre existe o cuidado de etiquetar com a palavra “FRÁGIL”, indicando que se faz necessário zelo ao manusear para que esse item chegue ao destino seguro e não sofra danos. Sua fragilidade é resultado do seu extremo valor.
Em termos Bíblicos, existe a citação de que a Mulher é Virtuosa, Auxiliadora… “- Mulher virtuosa, quem a achará? Seu valor excede o de muitas jóias” Pv 31. Esta é a compreensão de que desde os primórdios da história, a mulher é empreendedora, isso mesmo, a mulher virtuosa acorda cedo, dá ordem aos seus empregados, fecha negócios…A Mulher Virtuosa é bem resolvida, sabe o que quer pra si e não desiste.
Diante dessas verdades, DESPERTA MULHER! Você é capaz! Você é forte e resiliente! Você tem potencial para se reinventar, se for necessário. Levante a cabeça e não permita que as inseguranças alheias abalem a certeza de quem você é.
No Dia da Mulher Empreendedora, comemorado no próximo 19 de novembro, – Páre com as desculpas. Chega de se intimidar pelo negativismo e muitas vezes nem faz o esforço de tentar. Levante e corra atrás do que deseja alcançar. Tenha ânimo e não esqueça a essência que você traz dentro de você. Não basta sonhar – tem que realizar!
Acredite em você. Acredite que você tem valor. Seus sonhos estão gritando pra ganhar vida. Simbora, que chegou a hora: vamos viver, vamos empreender!
Artigo
O texto é de autoria da presidente do Instituto Norte Brasil e assistente social por formação, Viviane Reis.