Seis artesãos vinculados a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), estiveram expondo e comercializando na 306ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), que aconteceu no auditório Arivaldo Silveira Fontes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
As feiras e mostras incentivam o desenvolvimento do artesanato amazonense como uma ótima alternativa econômica, destaca o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson.
“Esses eventos são uma grande oportunidade de promover a cultura local. E não só isso, mas propiciar a participação dos nossos artesãos do Amazonas significa geração de renda, sustento de famílias, e ainda impacta positivamente a economia do nosso estado”, afirmou Paulo Gilson.
Foto: Jamille Souza/Setemp
Para a artesã Val França, possuir um estande no evento é motivo de alegria. “Quero agradecer o Governo do Estado e a Secretaria pelas oportunidades de negócios que foram abertas a partir dessa mostra do artesanato, onde nos foi permitido comercializar e expor nossos produtos, e fazer grandes negócios com algumas empresas”, disse a artesã.
Artesanato
O Departamento de Artesanato e Economia Solidária (Daes), de janeiro a outubro de 2023, realizou cerca de 2.860 atendimentos, além disso os artesãos do estado arrecadaram esse ano mais de R $ 5.186.944,00, em peças comercializadas, o destaque maior de comercialização ficou para 18ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, em Parintins, que arrecadou R$ 969.959,00. Já na Economia Solidária, através da parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), foram liberados mais de R$ 643.900,00 mil reais para empreendedores do Amazonas.