A 12ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia 2023 já começou e o Amazonas chegou com tudo. Nas disputas de beach tênis, realizadas na segunda-feira (24/4), a dupla Larissa Monteiro e Raimundo Rosa, o Vevetinho, da Universidade Nilton Lins, venceram quatro jogos e estão na final da competição.
No primeiro duelo, os amazonenses não contaram conversa e venceram a dupla de Sergipe por 6 a 0. Em seguida, vitória para o Amazonas por 6 a 2 contra a dupla do Pará. Nas quartas de final, outra dupla paraense enfrentou os amazonenses, que levaram a melhor com um placar de 6 a 0. A semifinal foi bastante disputada contra os atletas do Rio Grande do Sul, mas o Amazonas mostrou a que veio e fechou o placar em 8 a 5, garantindo uma vaga na final da categoria mista, a ser realizada na próxima quinta-feira (27/4).
Estudante do 4° período de Educação Física da Uninilton Lins, Larissa Monteiro, 23, era jogadora de vôlei e, em novembro de 2021, começou a atuar no beach tênis. Feliz pelas vitórias, a atleta falou que a preparação foi determinante para o resultado.
“Fiz treinos específicos para a modalidade na academia Delta Fitness, bem com treinos na areia com minha equipe New BT. Ambos foram fundamentais para que eu pudesse ter um bom desempenho”, explicou a jogadora, que falou ainda sobre a expectativa para a competição.
“Estou muito satisfeita com o resultado, mas ainda tem muita coisa pela frente. Quero o ouro esse ano tanto na categoria mista, quanto na feminina e vou fazer jus à minha preparação”, afirmou a atleta que, em 2022, faturou o bronze na categoria feminina.
Nesta terça-feira (25/4), a dupla de voleibol masculino da Uninilton Lins, Eduardo Damascena e Gustavo Morais, estreou com vitória sobre o Acre por 2 sets a 1, com parciais de 15×21, 21×16 e 15×11.
Vitória também para o vôlei 4×4 misto da Uninilton Lins, que também começou com o pé direito na competição, vencendo a equipe do Mato Grosso do Sul por 2 sets a 1, com parciais de 14×21, 21×15 e 15×12.
Outros resultados
Na segunda-feira (24/4), a dupla mista de beach tênis, Érika Silva e Wesley Henrique, fizeram disputas bastante acirradas, mas sofreram revés para as duplas de Pernambuco (6×3) e do Rio Grande do Sul (6(4)x7 – Tie).
Nesta terça-feira (25/4), a dupla masculina de beach tênis, Wesley Henrique e Vevetinho, também tiveram um bom desempenho, mas foram derrotados por Sergipe (6×1) e Rio Grande do Sul (6×1). Revés ainda para o futevôlei, com a dupla Pedro Oliveira e Wanderson dos Santos, por 15 a 18, contra São Paulo. Mesmo com este resultado, a dupla ainda continua na disputa.
Próximos jogos – Amanhã (26/4), o Amazonas terá disputas nas modalidades futevôlei, vôlei de praia, vôlei 4×4 misto, beach wrestling, beach tênis e basquete 3×3.
Abertura
A cerimônia de abertura foi realizada nesta segunda-feira (24/4), no Multicenter
Sebrae, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, Alto do Calhau.
A competição – Aproximadamente 1,6 mil pessoas estão participando da 12ª edição dos JUBs Praia, representando 24 estados brasileiros, entre elas atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador.
O Amazonas possui 24 atletas, nos naipes masculino, feminino e misto, competindo em seis modalidades, são elas beach wrestling (categoria e absoluto), beach tênis, voleibol de praia, vôlei 4×4 misto, futevôlei e basquete 3×3.
Fotos: Divulgação/Faud