Alckmin indica Rollemberg para presidir Conselho de Administração do CBA

Centro de Bionegócios da Amazônia passará a ser gerido por Organização Social (OS) qualificada em decreto publicado no último dia 3 de maio

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, indicou o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg, para presidir o Conselho Administrativo do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
A escolha foi comunicada pelo ministro em ofício assinado no dia 26 de maio, e enviado ao presidente da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), Elias Moraes de Araújo.
Com a indicação, Rollemberg vai representar o ministério no conselho instituído para administrar o CBA, que deixará de ser vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e passará a ser gerido pela FUEA, organização social qualificada em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 3/5. A conclusão dessa transição depende de assinatura de contrato de gestão entre o MDIC e a FUEA, que ocorrerá em breve.

A mudança em curso dará ao CBA mais autonomia para captar recursos públicos e privados, o que permitirá a ampliação das atividades de pesquisa, o desenvolvimento de produtos e de negócios com recursos naturais da Amazônia. As parcerias têm o objetivo de garantir o fornecimento de matéria-prima a preços competitivos para assegurar a sustentabilidade, tanto dos negócios gerados a partir da biodiversidade amazônica, quanto das comunidades diretamente envolvidas.

CBA

Instalado em um complexo com área construída de 12 mil metros quadrados e estruturado principalmente a partir de investimentos feitos pela Suframa, o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) tem por objetivo criar alternativas econômicas mediante a inovação tecnológica para o melhor aproveitamento econômico e social da biodiversidade amazônica de forma sustentável.

O CBA está dividido em mais de trinta unidades componentes, dentre as quais laboratórios, unidades de apoio tecnológico, unidades de apoio técnico e áreas administrativas, todas dotadas de modernas instalações. O quadro técnico-administrativo do órgão é formado por uma quantidade significativa de colaboradores qualificados, incluindo dezenas de profissionais com mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

Atualmente, o CBA oferece para o mercado um conjunto de serviços de análises físico-químicas e análises microbiológicas, além de outros serviços técnicos especializados, como ensaios de eficácia e segurança toxicológica.

Quem é Rollemberg ?

Natural do Rio de Janeiro, Rodrigo Sobral Rollemberg é bacharel em História pela Universidade de Brasília (UnB) e servidor da carreira de Analista Legislativo do Senado Federal. Já foi deputado distrital nos anos de 1995 a 1998 (suplente) e de 1999 a 2002; deputado federal pelo Distrito Federal, de 2007 a 2011; senador pelo Distrito Federal, de 2011 a 2014; e governador do Distrito Federal, de 2015 e 2018.

Ocupou ainda os cargos de secretário de Turismo, Lazer e Juventude do DF e de secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia no primeiro mandato do governo Lula.

Foi presidente da Comissão de Meio Ambiente; Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, durante a votação do Código Florestal.

Currículo: LinkedIn

Fonte: www.gov.br

Sair da versão mobile