Manaus fechou o primeiro trimestre deste ano com um total de 1.584 pessoas presas por envolvimento com a criminalidade. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que deste total, 1.216 foram autuadas em flagrante e 368 foram presas em cumprimento a mandados de prisão, sendo que 27% dos presos foram autuados pelo envolvimento com o tráfico de drogas.
O Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Carlos Alberto Mansur, destacou que os números são resultados dos investimentos feitos pelo Governo do Estado. “Todos esses resultados são frutos de investimentos do Governador do Estado, Wilson Lima, de um trabalho muito comprometido de todos os agentes da segurança pública, bem como do uso de tecnologia e da inteligência que tem nos auxiliado no combate à criminalidade e nos levado a aumentar o número de prisões”, destacou o secretário.
Em números
Os números apontam que, por dia, equipes da SSP-AM, da Polícia Militar e Civil do Amazonas efetuaram uma medida de 20 prisões de criminosos. A maioria das prisões foi de pessoas presas por envolvimento com o tráfico, sendo 379, no total. Outras 375 por roubo e receptação, 189, por lesão corporal e ameaça, e 128 por porte ilegal de arma.
O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, delegado Bruno Fraga, ressaltou a importância dos trabalhos investigativos. “A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) está fortalecendo os trabalhos investigativos e os resultados estão sendo exitosos, o que só se nota no número expressivo de prisões e apreensões de drogas, armas, veículos e diversos tipos de bens”.
Com reforço de ações ostensivas e operações integradas entre as forças de segurança, a análise de estatística tem direcionado o patrulhamento ostensivo em áreas com maior incidência criminal e otimizando a atuação ostensiva.
“Os dados refletem o trabalho integrado das forças de segurança, com ações coordenadas e planejadas que visam levar a sensação de segurança para a população amazonense”, ressaltou o Comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida.
Seaop
Em abril, a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), braço operacional da SSP-AM, realizou doze prisões durante ações na capital e na região metropolitana. O órgão ainda atua de forma integrada com o disque denúncia 181, no apoio a ações originadas por denúncias e prisões de foragidos da justiça.
Fotos: Divulgação/SSP-AM/ Lincoln Ferreira / Sejusc