Ações para a saúde da mulher vão reforçar a prevenção durante o ‘Março Lilás’ em Manaus

Ação da Prefeitura de Manaus vai sensibilizar a população sobre as formas de prevenção ao câncer de colo de útero, fortalecendo o movimento nacional do “Março Lilás”, mês dedicado à sensibilização e enfrentamento desse tipo de câncer. A partir de segunda-feira(08), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoverá live, vídeo, inserção de cards e postagens nas redes sociais enfatizando o autocuidado feminino.

Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo, o câncer cervical  é o quarto mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), de 2019.

Na segunda-feira(08), a médica Jael Graça Bohadana, especialista em ginecologia e obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e em colposcopia (exame que investiga sinais de doenças e inflamações) pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (SBPTGIC), que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gebes Medeiros, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, realiza a live “Conversa sobre a saúde da mulher”. A transmissão inicia às 15h e será veiculada nas redes sociais e plataformas de divulgação da secretaria (Instagram, Facebook e YouTube).

O público será estimulado a participar para esclarecer dúvidas, pedir orientações e conhecer mais sobre os sintomas e o tratamento dessa forma de câncer.

Linguagem acessível

Jael Graça Bohadana adianta que na live, que será transmitida do auditório Deodato de Miranda Leão, da Semsa, localizado na avenida Maceió, em Adrianópolis, na zona Centro-Sul, a participação do público será fundamental. “Nossa proposta é esclarecer todas as dúvidas e orientar as pessoas sobre os cuidados necessários para evitar o câncer de colo de útero. Vamos abordar o tema com uma linguagem simples, objetiva e de fácil compreensão. Será uma conversa bem proveitosa”, adiantou.

Alerta

Seguindo as orientações para prevenção da disseminação da Covid-19 preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Semsa está divulgando as informações sobre o tema pelas suas redes sociais, plataformas de vídeos e outros canais de comunicação, para evitar aglomerações. O objetivo é alertar, sobretudo, as mulheres na faixa etária entre 25 anos a 64 anos de idade, que estão entre as que mais apresentam as chamadas lesões de alto grau. Quando detectadas de forma precoce, por meio do exame Papanicolau, essas lesões podem ser tratadas impedindo a evolução para um quadro mais grave.

Endereços das Redes Sociais para acompanhar a live:

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile