A 51ª edição da Abav Expo, a maior feira de turismo da América Latina, foi oficialmente inaugurada nesta quarta-feira,25, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, que retorna à capital federal após 22 anos. A Abav Expo 51 segue até sábado, 28, oferecendo uma plataforma rica e diversificada para profissionais do turismo. O evento espera atrair cerca de 30 mil pessoas, incluindo expositores, profissionais do setor, profissionais da imprensa, e visitantes de diversos países. Este ano, a ABAV Expo conta com 198 estandes e aproximadamente 1.500 marcas participantes, representando 22 destinos internacionais, 26 unidades federativas e 15 municípios com estandes próprios. Além disso, 36 empresas estarão presentes no Espaço Operadoras e 120 compradores convidados participarão do evento.
A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes figuras do setor turístico, como ministros, o representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Paulo Tadros, além de Guilherme Paulus, do Castelo Saint Andrews, Fabiano Camargo, da Braztoa, Roberto de Lucena, da Setur-SP, e Marco Ferraz, da Clia, dentre outras autoridades. O evento começou com um concerto Candlelight, proporcionando um espetáculo memorável para os convidados.
Em seu discurso, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), Ana Carolina Medeiros, agradeceu aos associados e às 27 ABAVs Estaduais pelo apoio contínuo. Ela destacou a importância do turismo para a economia nacional, representando 8% do PIB brasileiro, e enfatizou a necessidade de políticas públicas que valorizem o setor e atraiam investimentos tanto do governo quanto da iniciativa privada.
Medeiros também mencionou a recente sanção da nova Lei Geral do Turismo, que traz benefícios para diversas atividades do setor, incluindo o agenciamento de viagens. No entanto, ela lamentou o veto à revisão da responsabilidade solidária do agenciamento e pediu apoio para a criação de uma Medida Provisória que regule essa questão, visando proteger os direitos dos consumidores e a qualidade dos serviços prestados.
A presidente ressaltou a importância da união e do associativismo para promover as mudanças necessárias no turismo. Ela agradeceu o apoio do Ministro do Turismo, Celso Sabino, e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por trazer a Abav Expo de volta a Brasília e por suas contribuições ao desenvolvimento do turismo na região.
Além das tradicionais exposições, a Abav Expo 51 apresenta inovações como a Arena Tech, dedicada às novas tecnologias aplicadas ao turismo, e o Espaço Sustentabilidade, que destaca práticas e soluções sustentáveis. O evento também conta com o Programa Hosted Buyers, que facilita a geração de negócios ao trazer compradores internacionais para reuniões pré-agendadas com expositores.
A programação inclui palestras com especialistas renomados, workshops interativos e oportunidades de networking, abordando temas como tendências do turismo pós-pandemia, estratégias de marketing digital e a importância da sustentabilidade no setor.
ABAV TALKS: Este ano, o espaço de capacitação da feira, conhecido como ABAV TALKS, contará com quatro arenas temáticas: Inovabilidade, focada em ESG; Estratégias, que apresentará transformações positivas em órgãos e empresas; Especialização, dedicada a capacitações técnicas; e Vivências e Lazer, que proporcionará experiências únicas em cada destino.
Durante os três dias de evento, serão realizados 60 treinamentos, incluindo palestras, painéis e capacitações sobre temas como “Afro Turismo e Povos Originários”, “Turismo 60+”, “Turismo Inclusivo e Diversidade”, “Direito do Consumidor” com o Desembargador Leonardo Bessa, e “Turismo Cívico”, além de treinamentos de produtos e serviços turísticos.
Fotos: Abav Brasília