ABAVAM lança Manaus como “Cidade Criativa da Gastronomia” na maior feira de turismo do Brasil

Estande da capital amazonense reuniu pessoas de diversos países, imprensa e trade turístico presentes na 51ª ABAV Expo, em Brasília, que apoiam a candidatura da cidade ao título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

A Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Amazonas (ABAV-AM), oficializou nesta sexta-feira, 27, na 51ª ABAV Expo em Brasília, a candidatura de Manaus como “Cidade Criativa da Gastronomia”, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Na ocasião, representantes da Manauscult e do Sebrae-AM, também defenderam as peculiaridades da gastronomia amazônica no concurso.

Sem pompa, mas com o apoio de pessoas de diversos países, imprensa e do trade turístico presentes ao evento, o lançamento ocorreu no estande de Manaus que participa da maior feira de turismo do Brasil.

“Estamos muito felizes de tê-los no lançamento nacional de Manaus como Cidade Criativa da Gastronomia. Um trabalho feito à muitas mãos, junto com o Sebrae, Senac, Abrasel, Prefeitura de Manaus, Governo do Estado, dentre outras organizações e pessoas. A gente vê que muita gente pensa que a gastronomia amazônica é uma só, mas há muitas características que variam de estado para estado e cada um com seu encanto e gosto peculiar”, explicou o presidente da ABAV-AM, Jaime Mendonça.

Recentemente lançada na Feira do Empreendedor do Sebrae, ocorrida na última semana em Manaus, a candidatura representa um marco e conta com um manifesto de apoio.

“Nós estamos juntos pelo desenvolvimento sustentável e criativo de Manaus. Então, nós sabemos que essa candidatura é um marco e que iniciou na Feira do Empreendedor. Nós temos um manifesto e vamos recolher assinaturas como forma de apoio”, contou a representante do Sebrae-AM, Débora Sales.

Durante sua fala, a diretora de Departamento de Infraestrutura Turística da Manauscult, Luciana Batista, agradeceu aos presentes relembrando que o lançamento ocorreu em uma data oportuna para os profissionais da área, o Dia Mundial do Turismo.

“Vocês são atores muito importantes para o turismo. Nós encabeçamos, junto à ABAV e Sebrae, o lançamento de Manaus à Cidade Criativa junto à UNESCO. E nós contamos com cada um de vocês para compartilhar e torcer para que Manaus consiga este selo que tanto desejamos”, disse.

Brinde com espumante de cupuaçu

Coube ao empresário amazonense, Daniel Loureiro, apresentar ao público uma novidade nos itens da gastronomia criativa de Manaus, o espumante de cupuaçu, fruto com sabor único e nativo da bacia amazônica.

“Isso é polpa do cupuaçu cortada na tesoura e a cepa de fazer Champagne que a gente fez um método charmat (técnica de tomada de espuma que ocorre em tanque de inox pressurizado), como apresentação nova para a culinária que podemos explorar em outros biomas também.
Lembrando que isso não é vinho, é uma proposta diferente”, justificou.

Experimento aprovado com louvor pelos participantes da ABAV Expo presentes ao evento.

“Um sabor sem igual”, disse o economista Manuel Aparício.

“O cheiro é incrível e uma delícia que o Brasil merece conhecer”, referendou Michele Pompeu.

Cidade Criativa da Gastronomia

Para ser reconhecida como uma Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, uma cidade deve participar de um processo de seleção anual. Durante esse processo, a cidade precisa enviar uma proposta que atenda a vários critérios, como a conexão entre a gastronomia e a cidade, o uso de conhecimentos tradicionais e ingredientes locais na culinária típica, e as práticas sustentáveis de produção. Além disso, é necessário apresentar um plano de ação detalhado.

Existem atualmente 246 cidades reconhecidas, sendo 36 delas, especificamente pela gastronomia.

ABAV Expo
51ª ABAV Expo ocorre até este sábado, 28, e é promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV). O evento conta com a participação de todas as Unidades da Federação e 22 países. A estimativa do Governo do Distrito Federal é que a atração de 30 mil visitantes, movimente a economia local em torno de R$ 30 milhões.

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