Carros ultracompactos, elétricos, que mais parecem quadriciclos e têm lugares para duas pessoas podem ser o futuro da mobilidade urbana. Não são veículos para amantes da velocidade, mas para quem quer um meio de locomoção simples e ágil para fazer pequenos deslocamentos com baixo impacto ambiental.
Montadoras tradicionais e startups estão nesse momento numa corrida para ver quem lança o modelo com melhor custo benefício, que chegue ao mercado por um preço acessível e atraente. A última novidade é o Microlino, produzido pela montadora suíça Micro Mobility Systems e inspirado num velho conhecido das ruas brasileiras, o Romi-Isetta.
Na China, o minicarro de maior sucesso é o Hong Guang Mini EV, da montadora Wullling, produzido em associação com a GM e com vendas superiores às dos modelos elétricos da Tesla. Em janeiro deste ano o Hong Guang, com 3 metros de comprimento e velocidade máxima de 100 Km/h, teve 36 mil unidades vendidas, enquanto o Tesla Model 3 vendeu 13 mil unidades.
A diferença de preço explica a opção de consumo. Enquanto o sedã esportivo da Tesla custa R$ 216 mil, o Mini EV sai por R$ 25 mil.