Entenda os sintomas da ESTAFA MENTAL
De origem emocional ou física, ela pode atingir crianças e adultos e compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as demais pessoas no dia a dia, tornando todas as atividades antes prazerosas, em obrigações desgastantes e chatas.
Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias e ansiedade, problemas cardíacos e gastrite. “Se você ficar acumulando tensões e cansaço, vai virar uma panela de pressão e uma hora ela explode e faz um estrago maior”, alerta o fisiologista da Unifesp, Claudio Pavanelli.
“A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva, por isso, antes de prescrever qualquer medicamento, pergunto se ele tem dado conta de todos os afazeres que estão sob sua responsabilidade ou se ele está passando por algum problema afetivo, só assim é possível tratar o problema”, explica Claudio.
Estafa não é estresse
O grau de irritabilidade no estresse é maior e chega a ter mais sintomas físicos. No estresse, o paciente apresenta um prolongamento e intensidade dos sinais de fadiga e desânimo.
Porém, a estafa também prejudica o bem-estar mental do paciente, que precisa de acompanhamento médico e psicoterapia, que é sempre bem-vinda nos dois casos.
O que sente uma pessoa com estafa?
Podemos resumir a estafa como uma sensação de esgotamento mental. Mas não pode ser caracterizada em apenas um episódio. Se uma pessoa passa uma semana atribulada, com diversos afazeres, e apresenta esse sintoma na sequência, por exemplo, não necessariamente será diagnosticada com a doença.
Para ser considerada estafa, o indivíduo precisa apresentar sensação de cansaço extremo, falta de energia e motivação para realizar tarefas diárias como estudar, se relacionar com pessoas e trabalhar. Também é comum falha de memória, insônia, azia, má-digestão e palpitações.
Em um de seus personagens clássicos, o humorista mexicano Roberto Bolaños retratou a estafa em Jaiminho, o carteiro, personagem que sempre dizia que “queria evitar a fadiga”.
Observe os sinais:
1 – Esgotamento físico e emocional
2 – Alterações no sono
3 – Má alimentação
4 – Memória comprometida
5 – Agressividade
6 – Queda na produtividade
7 – Falta de paciência
8 – Dores no corpo
9 – Desânimo
10 – Palpitações
11 – Diminuição do desejo sexual
12 – Baixa imunidade
Entretanto, é preciso também, assim que você perceber os primeiros sinais e sintomas, visitar um clínico geral, para que ele ajude a investigar se as causas não estão relacionadas a distúrbios na tireóide, anemia, menopausa, entre outros, que devem ser descobertos, para que seja possível administrar o tratamento adequado.
Mas, ao passo que os tratamentos clínicos são realizados, é possível também recorrer a terapias alternativas, capazes de ajudar, e muito, no processo de melhora do indivíduo. Meditação, yoga, acupuntura, massagens relaxantes, para ajudar na superação das dores físicas, além de consultas com psicólogos e psiquiatras, são formas que contribuem, efetivamente e na prática, para que a pessoa com estafa saia de seu estado de desânimo e volte a sentir prazer nas atividades corriqueiras de seu cotidiano.