Espia Só

A HISTÓRIA DE AMOR POR TRÁS DO TAJ MAHAL

Construído no século 17, o Taj Mahal é a prova de amor mais imponente da História e o principal cartão-postal da Índia.

Essa obra-prima da arquitetura muçulmana é um majestoso mausoléu, construído para abrigar o corpo da rainha Arjumand Bano Begum, também conhecida como Mumtaz Mahal.

Ela era uma das esposas do rei Shah Jahan, cuja linhagem dominou a Índia de 1526 a 1858. Mumtaz morreu em 1631, ao dar à luz seu décimo quarto filho.

Em 1632, o rei determinou a construção de um complexo de 17 mil quilômetros quadrados à beira do rio Yamuna, no norte indiano. Para concluí-lo, foram necessários 22 anos, 20 mil homens e mil elefantes, responsáveis por carregar o mármore usado na obra.

AGRA, INDIA – SEPTEMBER 29: Tourists are seen at the Taj Mahal on September 29, 2010 in Agra, India. Completed in 1643, the mausoleum was built by th Mughal emperor Shah Jahan in memory of his third wife, Mumtaz Mahal, who is buried there alongside Jahan. (Photo by Mark Dadswell/Getty Images)

O mausoléu tem 580 metros de comprimento, 300 de largura e uma cúpula de 73 metros, equivalente a um prédio de 20 andares. O conjunto inclui um espelho d’água, que divide um imenso jardim em quatro partes.

Pensando nisso, confira 4 curiosidades sobre a construção.

1. Seguro contra queda

Quatro torres de 41 metros de altura cercam o mausoléu. A partir delas, todos os dias, são anunciadas em voz alta cinco chamadas à oração. Esses minaretes foram construídos ligeiramente inclinados para fora. Se eles desabassem, não cairiam sobre as sepulturas.


2. Caligrafia esperta

Nas paredes, encontram-se elementos da arte islâmica, como a caligrafia de trechos do Alcorão, elementos geométricos abstratos e representações de plantas e flores. Os textos ficam maiores e mais espaçados na medida em que estão mais altos. Com isso, a capacidade de leitura é sempre a mesma.


3. Tumbas vazias

Ricamente decorada, a sala principal do edifício abriga um memorial em homenagem ao imperador e sua mulher. A luz do sol, que simboliza a presença de Alá, atravessa as paredes, feitas de mármore branco perfurado.


4. Tumbas ocupadas

Como a tradição islâmica evita túmulos cheios de adereços, os corpos do casal repousam em uma câmara simples, no piso inferior do mausoléu. O marido fica à direita, e os dois têm os rostos virados para Meca, a cidade sagrada dos muçulmanos.

Evi Goffin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo