Amazonas

Início do ano letivo de 2025 no Amazonas foca em Sustentabilidade e Tecnologia

O governador Wilson Lima deu início ao ano letivo de 2025 para mais de 190 mil alunos da rede estadual de ensino, nesta terça-feira (4). A cerimônia aconteceu na Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva, localizada na comunidade Bom Jesus, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, a 247 quilômetros de Manaus. A escola, inaugurada em 2024, é um exemplo do modelo educacional que integra conceitos de sustentabilidade e inovação pedagógica.

Durante sua visita, o governador destacou a importância do projeto da Escola da Floresta, que oferece um ensino voltado para a sustentabilidade e novas metodologias, como a integração com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). Este centro de ensino a distância alcança 1.800 salas de aula em 600 comunidades de todo o estado.

“Estamos começando o ano letivo, e em Manaus temos oito estúdios onde professores ministram aulas, utilizando recursos de imagem, grafismo e desenho. Isso é essencial para que as comunidades mais distantes também tenham acesso à educação de qualidade”, afirmou Wilson Lima.

O estudante Saimom Afonso, de 15 anos, que mora na comunidade Nossa Senhora de Fátima, expressou sua empolgação com a escola. “Quando cheguei aqui pela primeira vez, fiquei impressionado e falei para minha mãe: ‘É aqui que vou mudar minha vida’”, revelou o aluno da 1ª série do Ensino Médio.

A Escola da Floresta oferece Ensino Médio Tecnológico e turmas do 6º ao 9º ano, todas em tempo integral. O currículo inclui disciplinas como Educação Ambiental e temas relacionados à Floresta, Águas e ao Campo. O projeto faz parte do Programa Educa + Amazonas, lançado em 2021, que visa promover uma educação adaptada às especificidades culturais e ambientais das comunidades ribeirinhas do estado.

LER MAIS  TJAM realiza mutirões para agilizar processos previdenciários no Amazonas

Com um investimento de R$ 5 milhões, a escola foi projetada com um modelo de baixo impacto ambiental, utilizando tecnologias sustentáveis como painéis solares, sistemas de captação de água da chuva e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A infraestrutura conta também com salas de leitura, refeitório, Espaço Maker, além de alojamentos para educadores e estudantes.

Balanço da Rede Estadual

A rede estadual de ensino do Amazonas conta com 377 mil alunos matriculados em mais de 600 escolas espalhadas pelo estado. O ano letivo começou em 371 escolas no interior, com alunos do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Manaus, as aulas terão início no dia 7 de fevereiro, em 233 escolas, atendendo mais de 187 mil estudantes.

Além disso, o Cemeam dará início ao ensino a distância, no dia 20 de fevereiro, beneficiando mais de 17 mil alunos com aulas transmitidas ao vivo para todas as salas de aula da rede estadual.

Investimentos em Infraestrutura e Sustentabilidade

Desde 2019, o Governo do Amazonas revitalizou 465 escolas, sendo 262 delas no interior. O modelo de ensino integral foi implantado em 106 escolas, e 12 novas unidades de ensino foram construídas no interior do estado. O governo também entregou 85 espaços maker, com 43 localizados nas áreas rurais.

Na cerimônia de abertura, o governador também participou da entrega de uma lancha que fortalecerá as atividades na RDS do Uatumã. A embarcação, adquirida por meio de um investimento de R$ 280 mil do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), será fundamental para o monitoramento, fiscalização e realização de reuniões comunitárias na área.

WSP
Botão Voltar ao topo