Manaus prorroga vacinação contra influenza até Julho; População é convocada a se imunizar
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforçou o alerta para a continuidade da campanha de vacinação contra a Influenza. A prorrogação da campanha foi determinada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 31 de janeiro, e agora as vacinas estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde até o dia 31 de julho de 2025.
Pessoas que ainda não foram imunizadas devem procurar as unidades de saúde para receber a vacina. A única exceção são as crianças menores de seis meses. A vacina trivalente, aplicada em dose única, oferece proteção contra os tipos A (H1N1 e H3N2) e B (linhagem B/Victoria).
Até o dia 31 de janeiro, Manaus registrou uma cobertura vacinal de 46,4%, com 357.191 doses aplicadas. A baixa adesão à imunização preocupa as autoridades de saúde, pois a gripe pode levar a complicações graves e até à morte, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades, alerta Djalma Coelho, subsecretário municipal de Gestão da Saúde.
Coelho ainda explicou que, devido às condições climáticas da região, o calendário de vacinação na Amazônia é diferente do restante do país, com a campanha ocorrendo no segundo semestre, entre novembro e abril, período mais propenso para doenças respiratórias.
No Amazonas, a cobertura vacinal está abaixo da meta, com 47,7% de pessoas imunizadas até o momento, enquanto a média nacional é de 43%. O subsecretário enfatizou a necessidade de melhorar a adesão às vacinas, que estão sendo oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Isabel Hernandes, gerente de Imunização da Semsa, informou que todas as unidades de saúde estão abastecidas e seguem vacinando até o fim do prazo ou até o término das doses. A população pode verificar os horários de funcionamento e as unidades disponíveis no site da Semsa ou diretamente no link https://bit.ly/salasinfluenza. Além das unidades que funcionam em horário comercial, há unidades abertas à noite, aos sábados e, na Clínica da Família Carmem Nicolau, na zona Norte, também aos domingos e feriados.
Com cerca de 270 mil doses ainda disponíveis, as autoridades esperam que a população aproveite a oportunidade para se proteger e evitar o desperdício de vacinas. A campanha de vacinação foi iniciada em setembro de 2024 para grupos prioritários, com a ampliação para toda a população acima de seis meses a partir de janeiro de 2025.