Manaus vai passar por 19 mudanças no trânsito; veja o que vai mudar nas ruas e avenidas
O prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, anunciou nesta quinta-feira (16/1) uma série de mudanças no trânsito da cidade para reduzir o tempo de espera nos semáforos e melhorar a circulação de veículos em áreas movimentadas. As alterações começam a valer na próxima terça-feira (21/1) e incluem 19 intervenções planejadas para resolver os gargalos em avenidas importantes.
As mudanças serão realizadas em parceria entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Algumas das principais vias que receberão obras são as avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Pedro Teixeira, além da rua da Indústria e da Loris Cordovil. Segundo Renato Junior, essas ações devem reduzir em até 20 minutos o tempo que os motoristas passam parados no trânsito.
Entre as alterações previstas, o semáforo da avenida Pedro Teixeira com a Constantino Nery será ajustado de três para dois ciclos, e a Pedro Teixeira terá sentido único em um trecho, eliminando o contrafluxo e melhorando a segurança. Já a rua da Indústria será adaptada para servir como alternativa, com novos semáforos e acessos facilitados entre a Djalma Batista e a Constantino Nery.
Outra novidade é a criação de uma ligação direta entre a Constantino Nery e a Torquato Tapajós, perto da Arena da Amazônia, eliminando o semáforo na região. Essa mudança vai beneficiar motoristas que seguem no sentido Centro-bairro, reduzindo o tempo de espera no trânsito.
Os serviços incluem mudanças no sentido das vias, abertura de novos retornos, instalação de semáforos e ajustes na sinalização para garantir mais segurança e fluidez. Além disso, haverá um reforço no transporte público, com adaptações nos trajetos de algumas linhas e a criação de um novo ponto de ônibus na rua da Indústria.
Segundo a prefeitura, as obras serão realizadas por uma equipe de 50 trabalhadores da Seminf, que atuarão dia e noite para concluir os ajustes o mais rápido possível. A zona Centro-Sul será a mais impactada pelas mudanças, que prometem melhorar o trânsito, reduzir congestionamentos e trazer mais segurança para motoristas e pedestres.