Biden autoriza Ucrânia a usar mísseis de longo alcance contra a Rússia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a utilizar mísseis de longo alcance ATACMS, fornecidos pelos americanos, para atacar o território russo. A decisão foi tomada após o envio de tropas norte-coreanas para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia, conforme reportado pelo jornal “The New York Times”.
O anúncio, feito neste domingo (17), ocorreu após um ataque russo de grande escala contra instalações de geração de energia na Ucrânia. Até então, a Ucrânia estava autorizada a usar esses mísseis apenas para defesa em seu próprio território. O uso de mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA contra a Rússia era considerado um tabu, pois o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que isso mudaria a natureza do conflito e prometeu represálias. Entre as ameaças feitas ao Ocidente, Putin mencionou a realização de testes nucleares.
A mudança de postura de Biden acontece a menos de dois meses de sua saída da Casa Branca. Em janeiro, o republicano Donald Trump assumirá a presidência dos Estados Unidos, e ainda não se sabe se ele manterá o apoio à Ucrânia no conflito.