Governador Wilson Lima prestigia início da vacinação contra febre aftosa no Amazonas
Nesta segunda-feira (15) iniciou a Campanha Amazonas sem Febre Aftosa em Iranduba. O município é uma das 41 cidades nas calhas dos rios Amazonas e Solimões que são alvo desta fase da campanha. Juntas, as localidades concentram 31,2% do rebanho de bovídeos no estado.
Mais uma vez o governador Wilson Lima prestigiou o inicio da vacinação. As palavras do governador: “…A campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa” está oficialmente aberta. Iniciamos hoje a primeira etapa da vacinação, que vai ser realizada em 41 municípios do estado. Essa imunização já está suspensa em 13 municípios no sul do estado, reconhecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento como áreas livres da febre aftosa sem vacinação. A sanidade animal é fundamental para garantir uma carne de qualidade e agregar valor ao produto do pecuarista…
Com status de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação estão os seguintes municípios: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e parte de Tapauá. O relatório técnico que reconhece esse status já recebeu parecer favorável da OIE. Em maio, o parecer será avaliado durante a 88ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE. A organização está sediada em Paris, na França.