Mundo

Furacão Milton atinge categoria 5 e ameaça a Flórida com potencial destrutivo

Estado se prepara para maior evacuação em 8 anos

O furacão Milton, que se aproxima da Flórida, intensificou-se de forma “explosiva” em poucas horas na segunda-feira (7), subindo da categoria 2 para a categoria 5, a mais alta na escala de furacões. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o fenômeno agora apresenta um “alto potencial destrutivo” e pode ser um dos piores da história recente da Flórida.

A previsão é que o furacão toque o solo nesta quarta-feira, com impacto direto na área metropolitana de Tampa, que abriga mais de 3,3 milhões de pessoas. O governo local iniciou uma evacuação em massa, a maior desde o furacão Irma, em 2017. O presidente Joe Biden cancelou uma viagem à Ásia para monitorar a situação.

Além da Flórida, o furacão já afeta a costa do México, próximo à península de Yucatán, onde ventos fortes e grandes ondas foram registrados. A cidade de Tampa enfrenta congestionamentos enquanto a população tenta evacuar, e equipes de resgate aceleram a limpeza dos destroços causados pelo furacão Helene, que devastou a mesma região semanas atrás.

WSP
Botão Voltar ao topo