Amazonas

Feira da Qualidade movimenta Vasco Vasques com palestras e conexões entre Indústria, Mercado e Universidades

O evento, que ocorre até dia 27 de setembro, no Centro de Convenções Amazonas Vasco Vasques, traz uma programação gratuita e diversificada com a participação de mais de 50 instituições

Nesta terça-feira (24), a Feira da Qualidade começou com novidades e uma agenda repleta de atividades. Destaque para a gincana social que, em parceria com finalistas do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) 2024, arrecadará alimentos e brinquedos para crianças em Manaus. O evento também promove conexões entre estudantes e o mercado de trabalho no Polo Industrial de Manaus, com 150 horas de conteúdo programático. O evento ocorrerá até o dia 27 de setembro e a entrada é gratuita.

Durante os quatro dias, os visitantes poderão participar das palestras de especialistas no PQA Talks, além de outras atividades. A Feira é organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi).

Responsável pelo Dampi e pela Feira da Qualidade, a gestora Erlen Montefusco, ressaltou a relevância da 25ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, onde as finalistas do PQA apresentarão suas inovações. O evento também fortalecerá a colaboração entre indústrias e universidades, com uma área dedicada à robótica.

De acordo com o secretário-executivo da Setemp, Paulo Gilson Afonso, o evento é uma ótima oportunidade para que a secretaria amplie ainda mais os horizontes dos serviços prestados.

“Eu acredito que nós vamos poder mostrar que é possível a gente melhorar a qualidade do nosso atendimento, a qualidade do serviço que a gente presta ao cidadão, para que a gente possa avançar como Estado, como secretaria. Um dos nossos objetivos é apresentar esse trabalho para o secretário de gestão e administração do Estado, para que ele possa aproveitar e, quem sabe, implementar processos de melhoria de qualidade em toda a administração do Estado”, disse Paulo Afonso.

Quem também esteve presente foi o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/Sedecti), Jeibi Medeiros. Oriundo da indústria, ele acompanhou algumas palestras e avalia que é possível levar muita coisa da indústria para dentro do governo, de forma a otimizar os trabalhos na gestão pública.

“Você começar a fazer atividades olhando da mesma forma que a indústria olha é fantástico. A indústria não quer desperdício. Então, quando você estrutura uma atividade como ela (a indústria) está fazendo, é maravilhoso. Eu, olhando como cidadão e como profissional, observo que as oportunidades são enormes para a gente, para poder desenvolver bons trabalhos”, avalia.

 

Novidades na exposição

Entre os expositores, está Jefferson Monteiro, da Tutiplast. Ele falou sobre o trabalho desenvolvido com bioplásticos a partir do Ouriço da Castanha e da planta Curauá.

“A gente vem com a ideia do bioplástico, que é um plástico mais biodegradável. Nós temos duas linhas de frente de trabalho para investir nisso, sendo uma com o Ouriço da Castanha, que é triturado e misturado com a resina. A outra forma é com Curauá, que é uma planta, prima do abacaxi. Seguimos o mesmo esquema. O nosso grande desafio agora é que as outras empresas do mercado, elas entendam isso. A ideia é vender essa forma para os outros para que eles comprem e façam seus produtos de forma que a natureza seja menos impactada possível”, explanou.

 

Gincana e Networking

Integrada ao PQA, que celebra 31 anos em 2024 com 686 organizações inscritas, a Feira da Qualidade visa reconhecer o comprometimento das empresas com a qualidade e o desenvolvimento industrial. A gincana social surgiu a partir de uma demanda das empresas participantes, permitindo a arrecadação de alimentos e brinquedos para doação.

Erlen Montefusco comentou sobre o engajamento das empresas no prêmio e destacou a entrega do Troféu Organização Solidária àquela que arrecadar o maior número de itens. Tanto as organizações participantes do prêmio quanto as da feira podem se envolver, promovendo uma competição saudável em prol da solidariedade.

A Feira também é uma oportunidade para os estudantes enriquecerem seus currículos e entenderem melhor o mercado de trabalho, além de fazerem networking com empresas reconhecidas por sua excelência em qualidade.

 

Relevância e tradição

A Feira da Qualidade já é uma tradição no calendário do Amazonas, sendo o maior evento do tipo na região Norte. É a oportunidade ideal para promover a qualidade nas organizações, possibilitando trocas de experiências e novas oportunidades de negócios. O espaço também contará com uma área exclusiva para networking e parcerias estratégicas.

Durante a feira, serão apresentados os serviços do Sesi-AM, Senai-AM, IEL-AM e Sine-AM, voltados para quem busca oportunidades profissionais. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae-AM, Governo do Amazonas e Suframa, além de colaborações com universidades como Ufam, UEA e Fametro, para incentivar a participação estudantil.

 

Programação da Feira da Qualidade

Na quarta (25), o evento contará com palestras sobre qualidade automotiva, gestão de carbono e liderança eficaz. Na quinta (26), temas como saúde mental e ESG serão abordados, e o evento culminará na sexta (27) com discussões sobre resolução de problemas técnicos e indicadores de desempenho empresarial.

 

Marcas no evento

Iaçã Produções, Dogão do Rei, Cantinho do Açaí, Prócorpofisio, Apta, Mahr, Visteon, Saúde Atende, Sodecia, Pag Bank, Magistral, Amazon Copy, HDL, Fieam, Sesi, Senai, IEL, Flex, Engenheiros do Café, Tutiplast, Hospital Delphina Aziz, Yamaha, Júlia Herrera, Santas Comunicações, Grupo Mulheres do Brasil, Exército, Q3 Qualidade, Tui-Na.

 

Apoio institucional

A 3ª Feira da Qualidade conta com o apoio institucional do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Suframa, Samel, Fametro, Sebrae-AM.

 

Fotos: Natanael Lira/Juliana Ferreira/Cristiane Jardim

WSP
Botão Voltar ao topo