BrasilCovid

Estados Unidos avaliam liberar vacinas de Oxford para o Brasil

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden discute com funcionários do Governo se deve ou não fazer liberar o repasse de milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford para outros países, entre eles o Brasil.

É que apesar de ter um estoque com mais de 30 milhões de doses armazenadas em Ohio, o uso da vacina ainda não foi liberado no país porque não encerrou ainda a terceira fase de testes.

Por conta disso, representantes da farmacêutica AstraZeneca tentam convencer o presidente a liberar as doses já que em outros 70 países, incluindo o Brasil, já fazem uso da mesma. Apesar das tratativas, Biden ainda apresenta resistência à ideia, embora ele mesmo tenha anunciado antes que poderia liberar todas as doses excedentes.

De acordo com o jornal The New York Times, a preocupação se dá porque o presidente anunciou ontem que tem até meados de maio que ter vacinas suficientes para imunizar toda a população acima de 18 anos.

A AstraZeneca, porém, garante que mesmo que Biden libere as doses, ela já tem um plano de reabastecimento que vai ajudar a repor o estoque sem que o país seja prejudicado.

Evi Goffin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo