Brasil

Calor intenso afeta Belo Horizonte e várias cidades de Minas Gerais

Na tarde desta segunda-feira (19), a Defesa Civil Estadual emitiu um comunicado alertando para a possibilidade de uma onda de calor atingir Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais.

De acordo com o órgão, em várias localidades do estado, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da média. Nas regiões do Triângulo Mineiro e Norte do estado, as máximas podem ultrapassar os 35°C. Já nas regiões Noroeste, Central, Oeste, Zona da Mata e Vale do Rio Doce, as temperaturas devem variar entre 33°C e 35°C. No Sul de Minas, Campo das Vertentes, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e na Região Metropolitana de BH, as máximas esperadas ficam entre 30°C e 33°C.

Além do calor, o dia será marcado por níveis de umidade extremamente baixos em quase todo o estado, o que coloca Minas Gerais sob um alerta de perigo potencial devido à baixa umidade do ar. Em Belo Horizonte, a previsão é de que a umidade relativa do ar chegue a apenas 15% durante a tarde. Essa condição demanda cuidados redobrados com a saúde, especialmente no que diz respeito à hidratação.

Orientações da Defesa Civil:

  • Beba bastante água ao longo do dia;
  • Dê preferência a alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas;
  • Evite consumir frituras;
  • Durma em ambientes ventilados e, se possível, use umidificadores de ar ou coloque uma bacia com água no quarto;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e a exposição ao sol entre 10h e 17h;
  • Evite banhos com água muito quente, pois isso pode agravar o ressecamento da pele; use hidratante, se necessário;
  • Se tiver problemas respiratórios, procure um especialista;
  • Não provoque queimadas em terrenos baldios, matas ou florestas. Em caso de incêndio, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Recebimento de Alertas:

Os moradores de Belo Horizonte podem se inscrever para receber alertas de riscos, como chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, e deslizamentos de terra, pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.

Também é possível acompanhar os alertas e as orientações da Defesa Civil via SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199. O serviço é gratuito e você receberá uma confirmação na sequência.

4o

Evi Goffin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo