Brasil

Rede social X anuncia que irá encerrar suas atividades no escritório do Brasil

Decisão foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes ameaçar prender a diretora da empresa por descumprimento de ordens judiciais

Neste sábado (17), a rede social X anunciou, por meio de uma publicação na própria plataforma, que irá encerrar suas operações no Brasil. No entanto, o serviço permanecerá acessível aos usuários do país.

A decisão foi motivada por ordens judiciais do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que teria ameaçado multar e prender a diretora do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais. A empresa publicou uma cópia digital do mandado de Moraes, que tramita em sigilo, alegando que a medida foi tomada para “expor suas ações”.

O comunicado afirma que, apesar de seus recursos ao STF, Moraes optou por ameaçar a equipe brasileira, resultando na decisão de encerrar as operações no país para proteger a segurança dos funcionários. A rede social responsabiliza exclusivamente Moraes pela medida e questiona sua postura em um governo democrático.

Nos últimos dias, Moraes ordenou o bloqueio de contas que publicavam mensagens antidemocráticas, mas a plataforma não teria cumprido as determinações. O ministro, então, elevou a multa para R$ 1,4 milhão por dia. Elon Musk, dono do X, já havia criticado Moraes anteriormente e ameaçado reativar contas bloqueadas antes de sua aquisição da rede social.

WSP
Botão Voltar ao topo