Julho Amarelo: Fundação Hospital Adriano Jorge realiza teste rápido gratuito para hepatites virais
No total, a unidade ofereceu mais de 300 testes rápidos para hepatites B e C para servidores, pacientes e acompanhantes do hospital
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (SES-AM), realizou na manhã desta quarta-feira (24/7), a ação de prevenção às hepatites virais, com oferta de mais de 300 exames gratuitos para os servidores do hospital, pacientes e acompanhantes. A ação fez parte da campanha “Julho Amarelo”, que busca conscientizar e prevenir a população sobre os riscos das hepatites virais.
A campanha de prevenção às hepatites virais da FHAJ ocorre anualmente e é uma importante iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da SES-AM. O principal objetivo da ação é alertar e, também, levar informações e cuidados médicos adequados para garantir a saúde do fígado e prevenir complicações futuras dos pacientes.
Nesta quarta-feira, o alerta sobre essas infecções contou com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) e dos estudantes de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que participaram da mobilização com a oferta de testes rápidos e atividades educativas na parte externa da unidade.
Segundo o diretor-presidente da FHAJ, o médico Ayllon Menezes, a ação, que ocorre anualmente, foi um sucesso e reforçou a importância da campanha de prevenção dessas doenças virais no Estado.
“Quem passou pelo ônibus adaptado para essa grande campanha do Governo do Amazonas pôde aprender mais sobre o agravo das hepatites virais. A hepatite C tem cura. Para hepatite B, há vacina para prevenir e medicações para controlar e evitar a evolução para cirrose e câncer de fígado. O SUS [Sistema Único de Saúde] oferece tratamento e é totalmente gratuito”, pontuou o diretor-presidente.
A médica gastrohepatologista Cristina Melo, coordenadora da ação, ressaltou a necessidade da realização do trabalho de conscientização da população sobre os riscos da doença.
“O primeiro desafio para combater as hepatites é oferecer diagnóstico rápido e precoce para as pessoas. O segundo, é conscientizar, pois essas doenças são silenciosas na maior parte do tempo, e quando é identificado algum sintoma, já está em uma fase avançada. Por isso, é importante a realização desses testes que estão disponíveis ao longo do ano em nas Unidades Básicas de Saúde”, destacou a profissional.
O que são as hepatites virais?
As hepatites virais são infecções que afetam o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus, e algumas podem ser causadas pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Tipos de hepatites e como prevenir
Os cinco vírus causadores de hepatites são chamados de vírus da hepatite A, B, C, D e E. O vírus da hepatite A é eliminado nas fezes de pacientes infectados e transmitido através da água ou alimentos contaminados. Desde 2014, a vacina para hepatite A faz parte do calendário de imunização infantil, o que reduziu em mais de 95% os casos da doença em menores de 10 anos.
Os vírus da hepatite B e C estão associados a casos crônicos, que avançam ao longo de décadas de forma silenciosa. Sem tratamento, podem causar cirrose, insuficiência hepática e câncer de fígado. Mais de 95% das mortes por hepatites são provocadas por esses vírus. As duas infecções podem ser transmitidas pelo contato com sangue contaminado e por relações sexuais sem preservativo.
O vírus da hepatite D é menos frequente e ocorre apenas em conjunto com o vírus da hepatite B. Portanto, prevenir a hepatite B também evita a hepatite D.