Cultura

Trégua na rixa de Garantido e Caprichoso em prol de Isabelle e Parintins

Portal Metropoles destaca trégua entre torcidas e bumbás e torcida por Cunhã-Poranga no Big Brother Brasil

Parintins, uma pequena cidade localizada no coração da Amazônia, é palco de um dos festivais mais vibrantes e emocionantes do mundo: o Festival de Parintins. O evento, um dos marcos regionais, tornou-se um verdadeiro fenômeno nacional nos últimos dias após Isabelle Nogueira, uma das representantes da celebração nortista, entrar no BBB 24 e mostrar mais da tradição para os brothers da casa e, consequentemente, para o país. Além disso, a manauara conseguiu um feito nunca visto antes: a união entre os bois.

O festival é marcado pela disputa entre dois grupos folclóricos rivais, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul, e acontece anualmente, no último fim de semana de junho, atraindo milhares de pessoas para ilha que fica a 369 km de Manaus. É uma rivalidade que deixa as conhecidas “rixas” futebolísticas no chinelo, porém, pela primeira vez na história, as agremiações se uniram a fim de garantir a permanência da manauara na casa mais vigiada do Brasil.

“Trégua”, é assim que Rossy Amoedo, presidente da agremiação do Caprichoso, define ao Metrópoles a união entre os dois bois para torcer para Isabelle no BBB 24.

“É o momento de quebra de uma tradição mais que centenária em prol a um bem maior, que é o Festival Folclórico de Parintins. Nós sabemos que esse duelo amazônico, esse duelo da cultura popular, é alimentado pela rivalidade, mas também sabemos que, de alguma maneira, quando se tem a cunhã-poranga do Boi Garantido, as pessoas também tomam conhecimento da existência de outro bumbá, com outra cunhã-poranga, com tudo aquilo que compõe os bumbás. Então é muito importante que ambas as torcidas estejam em prol desse movimento”, explica Rossy.

Apesar da torcida declarada, o presidente do Caprichoso deixou claro que o incentivo é para que Isabelle seja campeã apenas no reality da Globo:

“Nesse momento nós queremos que Isabelle Nogueira seja campeã do BBB, e que a nossa cunhã-poranga e o nosso Boi consagrem-se campeões do Festival de Parintins sobre o boi contrário”.

Garantido x Caprichoso

A rivalidade entre os bois Garantido e Caprichoso é intensa e, durante o evento, a cidade fica dividida entre os torcedores das duas agremiações, cada um vestindo as cores de seu boi com orgulho e paixão.

O Garantido, em que Isabelle Nogueira é cunhã-poranga — item que representa o protagonismo feminino na festa e na sociedade — é conhecido como o “Boi do Povão”. Ao Metrópoles, Fred Goés, presidente da agremiação do Garantido, revelou o motivo por trás da denominação: “O boi nasceu na Baixa do São José, uma área de transfiguração étnica muito grande de negros e indígenas, e também dos descendentes da colonização. Nessa mistura, surgiu um povo com uma identidade extremamente simples, uma vila de pescadores, como toda vila de pescadores são pessoas humildes, pessoas do povo”.

Festival de Parintins

Durante três noites de apresentações, as equipes competem entre si, mostrando todo o seu talento em danças, músicas, coreografias e cenografias elaboradas. Os elementos tradicionais da cultura amazônica, como os ritmos carimbó, toadas e a influência indígena, são incorporados às performances.

Apesar da grande festa no Bumbódromo — espécie de estádio destinado às apresentações das duas equipes — o evento não se limita a isso. As ruas de Parintins se enchem de vida com desfiles de rua, feiras de artesanato, gastronomia típica e manifestações culturais diversas, envolvendo toda a comunidade local e os visitantes que saem de diversas partes do Brasil e do mundo.

WSP
Botão Voltar ao topo