Saúde

Saúde da mulher: Inflamação no útero: o que é, principais sintomas e causas

A inflamação no útero corresponde à irritação dos tecidos uterinos que acontece principalmente devido a infecção por microrganismos como Candida sp., Chlamydia sp. ou Neisseria gonorrhoeae, mas também pode ser devido a alergia a produtos, alteração do pH por falta ou excesso de higiene ou ferimentos na região. 

A inflamação no útero pode provocar sintomas como corrimento, sangramento fora da menstruação, dores tipo cólica e sensação de útero inchado, no entanto, na maioria dos casos, a inflamação não leva ao aparecimento dos sintomas e por isso o diagnóstico é feito de forma tardia, resultando no agravamento da doença.

A confirmação do diagnóstico é feita pelo ginecologista através do papanicolau ou um exame chamado colposcopia, em que se observa a presença dos sinais de inflamação e pode-se coletar material para análise. Já o tratamento normalmente é feito com remédios em comprimido ou pomada, que podem ser antibióticos ou anti-inflamatórios, por exemplo.

Principais sintomas

Apesar de na maioria das vezes a inflamação do útero não levar ao aparecimento de sinais e sintomas, quando estes aparecem são:

  • Corrimento amarelado, marrom ou cinza com mau cheiro;
  • Sangramento durante ou após o contato íntimo;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Dor ao urinar e durante o contato íntimo;
  • Dor na parte inferior da barriga;
  • Sensação de inchaço na parte inferior da barriga ou no útero.

No entanto, é importante lembrar que esses sintomas também podem estar presentes em outras doenças do útero, como mioma ou pólipos uterinos, por exemplo.

Causas da inflamação no útero

As causas da inflamação no útero incluem:

  • Presença de doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia, a clamídia ou HPV;
  • Vaginites infecciosas, como candidíase ou vaginose bacteriana, por exemplo;
  • Alergia ao material dos preservativos, do diafragma ou de produtos químicos como espermicidas;
  • Falta de higiene na região íntima ou excesso de higiene, principalmente com o uso de duchas, pois isso altera o pH vaginal e favorece o crescimento de micro-organismos que causam doenças;
  • Lesões provocadas pelo parto.

É importante identificar a causa da inflamação do útero para que seja feito o tratamento adequado e evitar a recorrência do problema.

Como é feito o tratamento

O tratamento a ser realizado para inflamação no útero depende da causa do problema. Quando a doença é decorrente da presença de microrganismos estranhos, o tratamento é feito com a ingestão de remédios antibióticos, em comprimidos ou pomadas, antifúngicos ou antivirais, como Nistatina, Miconazol, Clindamicina ou Metronidazol, por exemplo, que devem ser usados de acordo com a orientação do ginecologista. Em alguns casos, os parceiros sexuais também precisam fazer o tratamento, para garantir que os micro-organismos sejam eliminados e, assim, evitar a volta da inflamação.

Além disso, o ginecologista também poderá indicar a cauterização do colo do útero, para ajudar a cicatrizar algumas lesões. No entanto, se a inflamação no útero é causada por alergia a materiais que entram em contato com a região interna da mulher, como a camisinha e o diafragma, deve-se suspender a utilização desses produtos e, se necessário, tomar medicamentos anti-inflamatórios para melhorar a dor e recuperar o útero.

Evi Goffin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo