Corpo de Bombeiros recebe agentes do Ministério da Defesa e alinha melhorias para plataforma “Painel do Fogo”
Sistema monitora índices de focos de calor na Amazônia
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recebeu, na manhã desta quarta-feira (2/8), no Comando Geral da corporação, a visita de dois agentes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa. Os representantes do órgão nacional apresentaram um panorama da plataforma “Painel do Fogo”, que monitora índices de focos de calor na Amazônia.
Durante a apresentação, o gerente regional do Censipam, Franklin Teixeira, destacou que a medida de mostrar os mecanismos de funcionamento da plataforma para instituições governamentais dos estados brasileiros permite que o Painel do Fogo seja aprimorado.
“É bom nós virmos em estado, como o Amazonas, não apenas apresentar a plataforma, mas para ouvir o ponto de vista e demandas dos senhores, que estão na ponta do combate a incêndio e, a partir disso, aprimorarmos nosso sistema”, disse o gerente regional do Censipam.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, pontua que a ferramenta pode se tornar uma grande aliada no trabalho operacional de combate a incêndios, principalmente no interior do estado no período de estiagem.
“A partir dessa apresentação que eles fizeram, nós alinhamos estratégias, com base nas nossas experiências operacionais, para que a ferramenta seja aprimorada. No Amazonas, o Governo do Estado emprega mecanismos e recursos para que nós consigamos acompanhar os focos de calor e combatê-los. Sem dúvida, essa iniciativa do Ministério da Defesa é de grande valia para somar nesse monitoramento”, pontuou coronel Muniz.
Painel do Fogo
O Painel do Fogo é uma plataforma lançada, em 2021, pelo Censipam para subsidiar o acionamento das equipes de combate a incêndio no Brasil. Tendo como produto principal o serviço de rastreio dos focos de calor. O sistema agrega diferentes dados geoespaciais, imagens de satélite e propriedades da região amazônica.