BrasilDiversãoEconomia

Vais a Belém? Estação das Docas retoma projetos culturais e tem carimbó nesta sexta (24/3)

A partir das 18h30, público poderá se divertir ao som de ritmos regionais como carimbó, retumbão e lundu, com a apresentação do Grupo Uirapuru

A Estação das Docas retoma as programações do projeto cultural “Por do Som” nesta sexta-feira (24/3), com um show gratuito do Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru. A apresentação será na orla do Armazém 3, a partir das 18h30, e promete colocar o público para dançar ao som dos ritmos da Amazônia.

Carimbó, retumbão, marujada, lundu, xote e outros ritmos regionais estão entre o repertório do Show do Grupo Uirapuru, que irá marcar o retorno das programações realizadas no complexo turístico, as quais têm como objetivo o fomento à cultura e a promoção dos artistas paraenses.

Para esta sexta-feira (24), além do repertório musical, o Grupo promete trazer ao Projeto Pôr do Som a apresentação da cultura do Estado do Pará, por meio de danças folclóricas características de municípios como Belém, Cametá, Marajó, Bragança, e outros.

“O show conta com danças como Siriá, Invernada marajoara, Chula marajoara, Marujada, Xote Bragantino, Ciranda do Norte, Farinhada e o carimbó”, conta a professora Cláudia Peniche, coordenadora do Grupo.

Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru

Com trinta e oito anos de atuação, o Grupo Uirapuru foi criado no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) a partir de uma turma de Treinamento Desportivo, coordenado desde 1991 pela professora Cláudia Peniche, sendo a mesma também coordenadora e coreografa. Atualmente, o Grupo Uirapuru possui 22 integrantes, sendo eles 12 (doze) dançarinos, 9 (nove) músicos e 1 (um) holding.

“Um dos principais objetivos do grupo se relaciona com a necessidade de dialogar com as diversas manifestações culturais presentes na Estado do Pará com crianças, jovens e adultos. A formação folclórica visa apresentar, de diferentes formas, as tradições culturais existentes no Pará, para que assim a memória relacionada às manifestações folclóricas sejam não só conhecidas como também vivenciadas”, finaliza  Cláudia Peniche.

O projeto Pôr do Som é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e realização da Organização Social Pará 2000, que administra o complexo turístico.

“Aos poucos vamos devolvendo ao público esses projetos que são tão importantes para a valorização da cultura e do turismo no nosso Estado. Já tivemos edições dos tradicionais réveillon nas Docas e bailinho de carnaval, e agora retomamos o Projeto Pôr do Som, que é um palco tão importante para a divulgação e manutenção das manifestações culturais da nossa região”, declara o diretor-presidente da OS Pará 2000, Ruan Rocha.

Texto: Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000

Fonte: agenciapara.com.br

WSP
Botão Voltar ao topo