Mais de três mil candidatos participam do exame da OAB neste domingo (26)
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas realiza primeira fase do 37º Exame de Ordem Unificado
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas realiza, neste domingo, dia 26 de fevereiro, a primeira fase do 37º Exame de Ordem Unificado, na unidade 4 da Fametro, localizada na Avenida Djalma Batista, n° 54, bairro Chapada, na Zona Centro-Sul de Manaus. Os portões serão abertos às 10h30 e fecharão às 11h30, no horário de Manaus.
Em 2023, o Exame de Ordem Unificado terá mais de 3 mil inscritos e serve como métrica para avaliar a capacitação, conhecimento e práticas do graduando para o exercício da advocacia no país. Assim, se o estudante for aprovado, ele poderá exercer a profissão no Brasil.
De acordo com o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, a prova é fundamental para testar a capacidade dos futuros profissionais da advocacia, além de ter o papel social de avaliar o desempenho das instituições de ensino.
“O Exame de Ordem é uma prova que visa garantir que os futuros profissionais tenham o conhecimento necessário para exercer a profissão. A prova também tem o trabalho de verificar se as faculdades de direito estão com o currículo atualizado, no que toca ao ensino do direito”, disse o presidente.
A Seccional atua durante a aplicação do exame por meio da Comissão de Estágio e Exame da Ordem.
“Durante o certame, a Comissão de Exame da Ordem é responsável por fiscalizar a aplicação da prova e garantir que o edital e procedimentos sejam seguidos. A importância da comissão para os novos advogados é enorme, pois é através do Exame que os bacharéis em Direito comprovam seus conhecimentos jurídicos e sua capacidade de exercer a advocacia de forma ética e responsável”, disse o presidente da comissão, Cassius Clei.
Exame de Ordem Unificado
A aprovação no Exame de Ordem Unificado é requisito para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. A prova pode ser feita por bacharéis em direito, estudantes de direito do último ano do curso de graduação ou dos dois últimos semestres.
Foto: Felipe Martins/Divulgação OAB-AM