Mundo

EUA: todos os voos são cancelados após falha no sistema

Os atrasos nos voos para os Estados Unidos já afetam aeroportos europeus.

Na manhã desta quarta-feira (11), uma falha no sistema de controle de voos afetou as principais companhias aéreas dos Estados Unidos. Por essa razão, a Administração Federal de Aviação (FAA) decidiu suspender todos os voos com saída dos aeroportos do país.

Segundo FAA, a suspensão se manteria em todo o espaço aéreo norte-americano até as 11 horas, horário de Brasília – 9 horas, no horário da Costa Leste.

No mesmo documento, a administradora informou que está trabalhando para restaurar o seu Sistema de Alerta de Missão Aérea, que deve ser consultado por todos os pilotos antes de iniciar um voo.

“As operações em todo o Sistema Nacional de Espaço Aéreo foram afetadas. Forneceremos atualizações frequentes à medida que progredirmos”, adiantou a FAA, sem informar um prazo para o restabelecimento do sistema.

Até agora,a falha afetou 970 voos dentro, indo para ou saindo dos Estados Unidos, enquanto 402 foram cancelados de acordo com o rastreador de voos FlightAware.com. O site registra também cerca de 10 mil voos atrasados no país nesta quarta-feira, enquanto que foram 4.000 durante toda a terça-feira (10).

Em virtude da suspensão do voos nos EUA, os aeroportos europeus acabaram sendo afetados. Segundo os administradores do Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, na Espanha, os voos com destino aos EUA estão enfrentando “várias horas de atraso”. Situação idêntica foi relatada pelos aeroportos Charles de Gaulle e Orly, em Paris.

Evi Goffin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo