Dicas para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e profissional
Grande parte das empresas já percebeu o quanto o ambiente de trabalho influencia no desempenho dos colaboradores e, consequentemente, na produtividade.
Isso porque os empregadores passam a maior parte do dia por lá e, por esse motivo, se não se sentirem confortáveis, o rendimento poderá cair.
Desse modo, as organizações têm responsabilidade em proporcionar um ambiente adequado ao colaborador, sem perder o aspecto profissional.
Mais do que afetar positivamente a produção da empresa, também é uma maneira de evitar o turnover, fazendo com que os empregadores permaneçam mais tempo na empresa.
Assim, ao promover melhor qualidade de vida e satisfação para os funcionários, o empreendimento terá um time capaz de executar atividades com maior dedicação, entusiasmo e desempenho.
Ou seja, o ambiente influencia diretamente o clima organizacional, interferindo nos fatores físicos e psicológicos dos colaboradores.
De acordo com um estudo realizado, um profissional feliz é 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e vende 37% a mais, em comparação aos empregados que não estão contentes no ambiente de trabalho.
A pesquisa também mostrou que os funcionários motivados atendem melhor os clientes, diminuem os riscos de acidentes e ajudam a reduzir desperdícios (de material, tempo, entre outros).
Inclusive, vale ressaltar que ter um ambiente de trabalho agradável é algo válido para todos os segmentos de mercado – desde uma empresa de paisagismo, lojas de roupas e muitos outros ramos.
Por isso, o artigo de hoje vai trazer 7 dicas para tornar o ambiente da empresa mais descontraído e profissional. Acompanhe a leitura!
1 – Construa locais divertidos na sua empresa
O Google e o Facebook são grandes representantes dessa vertente que integra espaços de entretenimento com o ambiente profissional nas empresas.
Elas observaram que os colaboradores se dedicavam mais em um local divertido, com pequenas pausas para relaxar e com a opção de trabalhar a céu aberto.
Esses ambientes também são capazes de inspirar a criatividade, além de ajudar no desempenho dos funcionários. Por isso, uma empresa de reciclagem, por exemplo, pode investir em um espaço adequado para “relaxamento”, ou salas de jogos.
Isso não quer dizer que a sua empresa precisa construir todo um espaço do Google, apenas algumas modificações já são suficientes para dar um novo ar ao ambiente de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos empregadores.
2 – Promova eventos fora do trabalho
Uma maneira de reforçar o espírito de equipe, bem como ajudar na construção de um bom relacionamento entre os seus colaboradores, é promover pequenos eventos fora do ambiente de trabalho.
Alguns deles são:
- Almoços no final de semana;
- Happy hour no pós-expediente;
- Rodízio e jantares à noite;
- Festas de confraternização;
- Entre outros.
Esses momentos são capazes de aproximar as pessoas de modo mais natural, sendo possível falar de coisas que não necessariamente tenham relação com o trabalho e formar novos laços de amizade.
Segundo um relatório, a satisfação de um profissional aumenta em 50% quando trabalha próximo de amigos. Além disso, o envolvimento com suas tarefas é 7 vezes maior.
Assim, busque por um coffee break para eventos e incite a participação dos gestores, como forma de humanizar a imagem de liderança, gerando aproximação e até mesmo a admiração dos colaboradores.
3 – Tenha horários e espaços flexíveis
Nem todas as empresas conseguem oferecer flexibilidade de horário e de espaço. No entanto, alguns negócios, principalmente com trabalho em escritórios e empresas de tecnologia, como vendas mobile, são capazes de modificar as formas de organização.
Isso ajuda a aumentar a produtividade, pois permite que os funcionários possam operar nos horários mais confortáveis para cada um.
A flexibilidade também oferece maior liberdade aos funcionários, para que eles possam gerenciar seu próprio tempo, otimizando as jornadas de trabalho.
Porém, horários e espaços mais flexíveis também exigem um aumento de cobrança nos resultados. Uma alternativa é investir em um software de gestão empresarial, que ajuda em um acompanhamento mais assertivo de cada um dos colaboradores.
4 – Faça cursos e workshops com as equipes
Os cursos e treinamentos demonstram que a sua empresa está investindo no crescimento profissional dos empregadores.
Com isso, mais do que ajudar na execução de um trabalho mais assertivo, os funcionários também se sentem valorizados, o que contribui para tornar o ambiente mais agradável e produtivo.
Inclusive, muitas pessoas preferem trabalhar em organizações que ofereçam oportunidades de desenvolvimento contínuo, em sobreposição às propostas financeiras.
Ou seja, locais com oportunidade de crescimento profissional são vistos com melhores olhos pelos funcionários.
Assim, uma empresa de transformação de resíduos pode investir em treinamentos para ensinar os colaboradores na atividade de reciclagem de lixo eletrônico, por exemplo.
Os cursos, treinamentos e workshops só trazem vantagens aos seus negócios, visto que os profissionais se tornam mais comprometidos, mais estimulados e mais bem treinados.
5 – Ofereça feedbacks sinceros
Os feedbacks são importantes para que os colaboradores saibam o que as empresas esperam de seu trabalho, por isso, eles são extremamente necessários para melhorar o desempenho no ambiente de trabalho.
A partir deles, os funcionários e gestores podem ajustar seus serviços e otimizar suas tarefas, em prol do negócio.
Além disso, os feedbacks demonstram que as atitudes dos profissionais são sempre avaliadas e que, acima de tudo, a empresa está envolvida no aperfeiçoamento de cada um.
No entanto, vale destacar que o feedback não pode ser punitivo, mas sim instrutivo, para contribuir com o crescimento profissional.
Críticas não construtivas e uma linguagem agressiva podem ter o efeito contrário do esperado e prejudicar o desempenho dos colaboradores.
6 – Reduza a desatenção dos colaboradores
A falta de concentração é um dos principais problemas no ambiente de trabalho, porque afeta diretamente a produtividade e a satisfação dos funcionários, já que os profissionais acabam sobrecarregados com o excesso de tarefas ou tendo que cumprir horas extras.
Há várias formas de reduzir a desatenção dos colaboradores, como buscar suporte tecnológico e estimular hábitos saudáveis dentro da empresa.
Por exemplo, o uso de softwares que otimizam a organização e o andamento de tarefas, tornando as atividades mais eficientes e completas.
Quanto à promoção de bem-estar e saúde, a empresa pode contratar uma produtora de vídeo institucional para construir um webinário sobre a importância do exercício físico antes de iniciar a jornada.
Essas atitudes também geram a integração entre os profissionais, facilitam a comunicação e servem de incentivo para que eles exerçam seus trabalhos de forma mais natural.
7 – Elabore estratégias de endomarketing
O endomarketing, popularmente conhecido como “comunicação interna”, é uma iniciativa que visa melhorar os diálogos dentro da empresa, bem como atua na divulgação e promoção dos produtos e serviços para os próprios colaboradores. Afinal, o funcionário irá vender melhor a mercadoria que conhece e confia.
Muito além disso, o endomarketing também recorre às ações de pertencimento dos empregadores, ou seja, eles se sentem valorizados dentro do ambiente de trabalho.
O endomarketing também pode incluir prêmios de recompensa e reconhecimento aos funcionários, diante de cada meta cumprida ou superada.
Isso porque um local de trabalho com regras meritocráticas bem definidas, é capaz de engajar os funcionários, favorecendo a boa competitividade.
É interessante trabalhar com premiações individuais e coletivas, pois um dos pressupostos do endomarketing também é estimular o trabalho em equipe. Isso afeta a comunicação interna e colabora para melhor organização das rotinas dentro da empresa.
Vale dizer que o reconhecimento é algo que deve ser comum a todos, visto que ações simples como um “muito obrigado” e “bom trabalho” já podem fazer a diferença para o sentimento dos colaboradores.
Conclusão
O ambiente de uma empresa é um dos grandes responsáveis pela produtividade e o melhor desempenho dos funcionários.
Por esse motivo, não é de hoje que negócios inovadores buscam investir em um local mais divertido e descontraído, para que os empregados se sintam estimulados profissionalmente.
Mas independentemente de como o seu espaço está dimensionado e as estratégias adotadas pela sua empresa, o importante é tratar todos com respeito. Isso é algo fundamental para todos da equipe.
O respeito é capaz de fazer com que os funcionários e gestores sejam bem visto por todos e, por conta disso, é essencial ouvir as necessidades de cada um e respeitar as opiniões dos outros, mesmo que elas sejam muito diferentes da sua.
Ao escutar as diferentes visões de mundo dos seus colaboradores, também é possível garantir um ambiente de trabalho mais saudável.
Por isso, encoraje os colegas a expor suas ideias e pensamentos, para a promoção de uma comunicação plena, efetiva e agradável dentro do local de trabalho.