Amazonas

Manaus libera dose de reforço contra Covid para novos grupos a partir desta sexta (1º)

A campanha de vacinação contra Covid em Manaus irá liberar aplicação da dose de reforço, a partir desta sexta-feira (1º), para trabalhadores da saúde a partir de 50 anos e idosos com 60 anos ou mais.

Para receber o imunizante, é necessário que o público tenha tomado as duas doses da vacina há, pelo menos, seis meses. No local de vacinação, deve apresentar documento com foto e comprovação que tomou as duas doses.

Nesta quinta (30), a dose extra começou a ser ofertada para pessoas com alto grau de imunossupressão. No dia 15 deste mês, a aplicação da dose de reforço teve início na capital para idosos com 70 anos ou mais com comorbidades e, dois dias depois, para o público geral nessa faixa etária.

Para a dose extra, é aplicado o imunizante Pfizer, independente da vacina aplicada nas duas primeiras doses.

Nesta sexta-feira e sábado (1º e 2), os horários de funcionamento serão diferenciados: seis pontos estratégicos estarão abertos na sexta-feira, das 9h às 21h, e no sábado, de 9h às 18h. As unidades de saúde atenderão no horário de 9h às 16h, nos dois dias.

Os endereços dos pontos de vacinação podem ser consultados no link http://bit.ly/localvacinacovid19 e nas redes sociais da secretaria. A campanha segue aplicando primeira e segunda doses.

Seguindo a nova orientação do Ministério da Saúde na nota técnica nº 1.203/2021, a Secretaria Municipal de Saúde parou de exigir o intervalo entre a aplicação das vacinas contra a gripe e contra a Covid-19.

Imunosuprimidos

A Semsa começou a aplicar, nesta quinta-feira (30), a dose adicional da vacina contra a Covid-19 nas pessoas com alto grau de imunossupressão, que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Podem receber a dose de reforço pessoas que tenham imunodeficiência primária grave; as que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer; os transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids, independentemente do nível de contagem de célula T-CD4+; as que fazem uso de corticoides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; as que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para receber a terceira dose, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e laudo, exame ou receita original e cópia, que ficará retida para controle.

A pesquisa CovacManaus 2, que iniciou nesta quinta-feira (30), vai avaliar a reposta imune à aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 com o imunizante AstraZeneca.

Na nova pesquisa, podem receber a terceira dose da vacina os trabalhadores da educação e da segurança pública de Manaus que foram completamente vacinados dentro do primeiro estudo CovacManaus – iniciado em março deste ano – e mantiveram acompanhamento regular, conforme o protocolo do projeto.

Os participantes, que no primeiro estudo CovacManaus receberam duas doses do imunizante CoronaVac; agora receberão a dose de reforço com a AstraZeneca. De acordo com o infectologista Marcus Lacerda, a intercambialidade entre as vacinas – já praticada em outros lugares – tem demonstrado resultados positivos.

As doses de vacina utilizadas no estudo foram doadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), produtora do imunizante no Brasil.

Os indivíduos que estiverem aptos a ingressar no novo estudo receberão contato do call center do CovacManaus para, caso aceitem realizar a dose de reforço, assinar novo termo de consentimento e agendar a vacinação, que acontecerá na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus. Não haverá recrutamento de outros públicos.

A Semsa dá prosseguimento, nesta sexta-feira, à vacinação com primeira e segunda doses para o público geral a partir dos 12 anos de idade.

Os adolescentes de 12 a 17 anos que forem tomar a primeira dose, deverão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos, que deverá assinar uma declaração de responsabilidade no verso da cópia do comprovante de residência. Também precisarão apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS).

Quem tiver 18 anos ou mais, precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

No caso da segunda dose, só é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar pelo aplicativo ContecteSus, que pode ser instalado no celular.

A Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio no Imuniza Manaus, para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação e fornecer informações sobre a data do agendamento para a segunda dose.

Além disso, a Semsa também disponibiliza o “Filômetro”, no qual é possível verificar o movimento em cada um dos pontos de vacinação. A consulta pode ser feita no link bit.ly/filometrovacina.

Evi Goffin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo