Postado originalmente por AVENTURAS NA HSTORIA
Na última quinta-feira, 18, o robô Perseverance, projetado pela Nasa, finalmente aterrissou no solo de Marte, após percorrer cerca de 480 milhões de km durante sete meses.
Após deixar a Terra em julho do ano passado, a nave percorreu um longo caminho até aterrissar em uma cratera profunda com mais de 3,5 bilhões de anos, chamada de Jezero. O pouso foi concluído por volta das 17h56 do horário de Brasília.
A missão tem o intuito de investigar vestígios de possíveis vidas passadas no Planeta Vermelho. De acordo com a BBC, os cientistas estão otimistas em encontrar a existência de micróbios fossilizados, e compostos orgânicos contendo carbono.
Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades sobre esta importante missão:
- Tecnologia
Com sete tecnologias super inovadoras, o Perseverance custou cerca de 2,4 bilhões de dólares, o equivalente a quase 13 bilhões de reais. O robô altamente tecnológico pesa, ainda, em torno de uma tonelada e o tamanho se assemelha muito ao de um veículo esportivo.
Além disso, o Perseverance possui pernas com seis grandes rodas, braços robóticos capazes de coletar amostras de materiais e resíduos do planeta, e câmeras e sensores alocados em uma cabeça robótica.
- Amostras
Com o intuito de trazer resíduos de Marte para a Terra, os cientistas desenvolveram uma espécie de boca para o robô, que é capaz de extrair núcleos de rochas, de maneira que preserve o material e não o pulverize.
Já os braços robóticos coletam as amostras do solo marciano e as embalam. De acordo com o relatório da Agência Espacial Americana, o objetivo é coletar cerca de 40 rochas de diferentes pontos da cratera Jezero, que serão armazenadas em tubos. Se tudo fluir como o esperado, os especialistas acreditam que no futuro será possível enviar uma tripulação para coletar essas amostras.
3. Câmeras
Diferente de outros robôs utilizados em missões espaciais, o Perseverance possui uma tecnologia altamente preparada para qualquer cenário. Com 23 câmeras e microfones de alta definição instalados ao redor do veículo, o rover foi preparado para identificar qualquer vestígio de vida e fóssil no solo marciano.
- Mini helicóptero
Pesando em torno de 1,8 quilos, um mini helicóptero, chamado Ingenuity (Engenhosidade, em tradução livre), foi acoplado ao rover. Tal tecnologia permite que a nave seja liberada assim que o veículo encontrar uma região mais estável para continuar a missão.
Além disso, o “companheiro” do Perseverance está sendo utilizado de teste entre os cientistas, que estão otimistas para que o mini helicóptero consiga sobrevoar fora da superfície da Terra.
- Pouso
Considerado o quinto rover da NASA a pousar em Marte, o Perseverance viajou durante sete meses até chegar ao seu destino final. Contudo, antes de aterrissar na cratera Jezero, o veículo enfrentou alguns momentos de turbulência.
A máquina atingiu a atmosfera do Planeta Vermelha, a uma velocidade de 20 mil quilômetros por hora, sendo protegida por um escudo térmico que ajudou a conter as altas temperaturas geradas a partir do atrito entre o veículo e a atmosfera. Após estabilizar a temperatura, os paraquedas foram acionados para conter o impacto durante a descida até a superfície. Em seguida, um “guindaste” aéreo o posicionou no solo marciano.